sábado, 26 de fevereiro de 2011

CATÁLOGO DE BOLONHA

Ontem soube que meus dois livros Carteira de Identidade, ed. Lê e Vento Distante, ed. Escrita Fina, entraram para o Catálogo de Bolonha que é preparado pela Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil para a Feira Internacional de Bolonha. O Catálogo é uma vitrine onde entram os melhores livros e me sinto premiada. Estou muito feliz. Os dois livros tiveram uma gestação bastante complicada: quando tive a idéia de fazer uma coletânea de poemas sobre a identidade, apresentei o projeto para a ed. FTD. Ela adorou e me disse para ir em frente. Qiando tinha 30 poemas enviei o livro. A minha editora, Ceciliany, me pediu que dobrasse o tamanho, ela queria 60 poemas. Entrei em pânico, será que conseguiria fazer mais 30 poemas sobre o mesmo tema? Conseguí e com o livro pronto, a FTD me diz que sentia muito, mas não podia publicá-lo. Fiquei muito triste e fui com o original debaixo do braço tentar alguma outra editora. A Lê tinha reeditado meu primeiro livro Fardo de Carinho com muito sucesso ,então oferecí o original. Lourdinha, a editora, ficou com medo, o livro era demasiado "adulto". Sugerí que ela desse o livro para alguns adolescentes e pedisse a opinião deles. Foi positiva e a Lê publicou o livro com belíssimas ilustrações da Elvira Vigna. Fiquei muito grata.
Agora o livro entra no Catálogo de Bolonha e nos prova que valeu a pena.
O Vento Distante era um pedido da minha editora Laura quando ela ainda era da Rocco e havia produzido o Território de Sonhos. Ela queria uma coletânea de contos de terror. Fiz um 3 contos e ela não gostou. Achou que não produziam nenhuma espécie de medo. Eu os guardei na gaveta, projeto abandonado. Alguns anos depois ela me telefona pedindo um original para a nova editora onde estava trabalhando, a Escrita Fina. Falei dos contos que estavam na gaveta e perguntei se ela não gostaria de reler. E então ela gostou dos contos e me pediu que continuasse. Retomei o trabalho. Entreguei e a Laura quase desistiu: achou muito parecido com o Território de Sonhos. Fiz algumas pequenas modificações e o livro saiu. Agora atravessa o mar.

UMA CARTA

Sentada com uma xícara de café nas mãos, namoro a pequena cômoda de três gavetas. Isa me conta que, quando a cômoda chegou, abriu cada uma delas. Na primeira, encontrou algumas bijuterias antigas, sem valor nenhum; na segunda, havia uma Bóblia em hebraico de folhas amareladas; e a última gavetinha estava trancada a chave. Sem a chave, é claro.
........................................................................................................................................
in Vento Distante, ed. Escrita Fina



ANJO

Em cada precipício me sento
e um anjo me sussurra com calma
as encruzilhadas,
as estradas desconhecidas.

Todos os meus anseios
estão em suas mãos
e com seu hálito me acalma,
me acalanta.

Durma, ele me diz, sentado
na beira da minha sombra,
não tenha medo dos sonhos.

in Carteira de Identidade, ed. Lê.

5 comentários:

  1. Roseana:parabéns,para seus poemas e textos o céu é o limite( ou não??!!!).Tenho esses dois livros seus e os releio sempre,com deleite.Bom findi...beijos tietes.

    ResponderExcluir
  2. Maria Neuza!
    Está certo este recurso pode não lhe pertencer, mas você o usa com criatividade e alegria.
    Para mim isso é o mais importante.
    Obrigada por me deixá-lo usar, mas não sempre pois perderia a graça.
    Esse é um estilo seu.
    Bjs
    Angela

    ResponderExcluir
  3. Roseana, criatura alada!
    Você melhorou, graças a DEUS? Pelo visto, eu acho que sim. Acho ótimo. Me anima, também.
    Bem, eu não sou escritora, então não entendo dessas formalidades. Mas eu fiquei pensando: a editora gostou dos 30 poemas, depois a editora... pediu para dobrar. Você trabalhou para isso e depois não pode publicar?
    Isso é assim mesmo?
    Pois se é assim, eu acho tão antiético.
    O livro Carteira de Identidade, eu ainda não tenho, mas logo, logo vou ter.
    Bom final de sábado.
    Ah! Amanhã a minha cunhada Carmen do Clube do Livro faz aniversário. Vai ter festa bonita.

    ResponderExcluir
  4. Dá um beijão na Carmen!!! Melhorei e muito.

    ResponderExcluir