sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A VOLTA

Chego em casa e quero logo um café com leite. Russo, o motorista que me trouxe de volta de Duque de Caxias veio com a esposa e dois filhos lindos, eles queriam ver o mar. O I Simpósio de Educação de Duque de Caxias foi espetacular. O teatro estava lotado: umas quinhentas pessoas. Discutiu-se os Direitos Humanos na Escola e novas tecnologias na educação. Foram contadas experiências maravilhosas sobre leitura e leitura de mundo. Falei o que penso e li um conto do livro Vento Distante . Algumas pessoas vieram falar comigo no final e fiquei muito emocionada. Fui recebida como uma rainha, com direito a camarim e frutas. Rose, a Secretária de Educação me conta que adora a Região dos Lagos. É uma mulher bonita e de muita garra. Mas da próxima vez que for a Duque de Caxias quero almoçar na casa da Miriam, a Subsecretária de Educação, já que ela me conta que mora numa área muito antiga, meio rural , num casarão com pai e mãe dentro! Meus amigos estavam lá e almoçamos uma comida ótima bem no centro da cidade. Sugerí ao Felipe que a Secretaria concorra ao Prêmio Viva Leitura pelo trabalho diferenciado, apaixonado que fazem. Outra sugestão: que as escolas fizessem uma campanha para que se plantassem árvores na cidade , o calor era brutal e há muito pouco verde. Hellenice, da Secretaria, me presenteou com seu novo livro, um reconto do Negrinho do Pastoreio, lindo! que saiu pela ed. Escrita Fina. E para terminar, uma leitora me disse que salvei sua vida com meu livro Carteira de Identidade, sua terapeuta fez um belo trabalho com ele. Fiquei muito impactada com seu relato.

Ontem dormi na casa do meu irmão. Minha cunhada preparou um jantar maravilhoso , um robalo com salada de endívias e falamos horas sobre filhos e netos. Cheguei cedo e enquanto a esperava, pois ela ainda não estava em casa, fiquei sentada na varanda com uma vista deslumbrante sobre o Aterro, a Baía da Guanabara. Li um pequeno livro precioso sobre o Tibete. Li trechos de um imenso livro sobre Debret, com suas gravuras, telas e comentários. Há um piano na varanda e por um momento senti uma tristeza intensa por não saber tocar.

10 comentários:

  1. Nossa isso é que é descrever lugares, acontecimentos e novidades. Com sempre, tem um "plano de fundo" poético.
    Bem, eu sabia que a sua participação no evento, seria um sucesso e nem poderia ser diferente.
    Quanto à minha escolha do livro, fiquei feliz. Dizem que os livros procuram os leitores.
    Achei que foi por acaso, mas depois me lembrei... a Psicologia e a Espiritualidade, não dizem que nada acontece, por acaso?
    Quanto a você escrever parecido com Amos Oz, caramba, é só perceber a sensibilidade ao escrever, eu não sei bem como explicar.
    Olha só esse trecho do livro dele como se parece com o que você escreveu, por exemplo, no livro Vento Distante. O jeito poético é idêntico.

    “Bastava sussurrar para mim mesmo "prado" — e já ouvia os mugidos das vacas com seus sininhos pendurados no pescoço e o murmúrio dos regatos. De olhos fechados, eu contemplava a linda pastora de gansos, que para mim era sexy até as lágrimas, antes mesmo que eu entendesse alguma coisa”.

    Valeu,Roseana
    Obrigada,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, estou me sentindo um Amoz Oz de vestido!

    ResponderExcluir
  3. Ah! Ah! Ah! essa é muito boa! Gostei.
    Depois diziam os romanos, no livro o Grande Amigo de Deus, que os judeus não tinham senso de humor.
    Valeu Roseana, assim, você levanta até Freud da sepultura.
    Beijinhos e um ótimo final de semana.
    Angela

    ResponderExcluir
  4. Foi muito bom tê-la conosco! Beijos.
    Lourdes

    ResponderExcluir
  5. Olá adorei seu blog. lindo mesmo. Faça uma visitinha o nosso,e seja mais um membro, você é nosso convidado especial. http://poetarenatodouglas.blogspot.com/

    Abraços: Renato Douglas

    ResponderExcluir
  6. Roseana: vc toca piano sim,com seus versos sempre tão melódicos...bom saber de Duque de Caxias,sua presença lá foi incentivo e reconhecimento...beijos agoraquerendolerOztambém

    ResponderExcluir
  7. Roseana: Estou postando na conta do meu filho Lucas. Foi um prazer recebê-la na cidade de Duque de Caxias. Me emociono com seus relatos, com suas Histórias. Obrigada por registrar que sou uma mulher bonita, até acreditei...rsrsrs.
    Volte sempre e quero estar no almoço na casa de Myrian, o menu lá é sempre muito interessante e apetitoso.

    Bjssss com admiração e gratidão.

    Roseli Duarte/ Secretária de Educação de D.Caxias

    ResponderExcluir
  8. Roseli, Duque de Caxias já é um caso de paixão total na minha vida! Com certeza teremos outros encontros maravilhosos. É só me chamar!E uma Secretária com a tua garra dá gosto!

    ResponderExcluir
  9. Maria Neuza, você vai se maravilhar com o livro De Amor e Trevas, do Amóz Oz, meu ídolo total.

    ResponderExcluir