domingo, 27 de fevereiro de 2011

JAPÃO NO CAFÉ DA MANHÃ

Hoje enquanto tomava café da manhã na varanda, Juan Arias me lia uma mensagem que acabava de chegar do Japão. Mas antes de contar, rodo a manivela do tempo para trás. Em 1998 Juan fez um livro de entrevistas com Paulo Coelho. Passamos uma semana indo diariamente a Copacabana, ao seu belíssimo apartamento de frente para o mar. Ficamos amigos. Paulo é uma pessoa simples e generosa, atento ao extremo com seus leitores. Cristina Oiticica, sua mulher, é uma grande artista plástica e uma anfitriã inigualável. O livro saiu em mais de uma dezena de linguas e agora, tantos anos depois, acaba de sair no Japão. Pois bem, seu tradutor do espanhol, Katsuhiko Yaegashi, nos enviou hoje uma carta emocionante agradecendo o privilégio de ter traduzido o livro. Juan escreveu um prólogo lindo para a edição japonesa e a redatora Aya Yoshizumi , ele nos conta, ficou profundamente impressionada. E Katsuhiko e sua esposa querem nos enviar um livro de fotos de Nara, perto de Kioto, fotos das quatro estações. Ele nos diz que as fotos são tão belas que tem certeza de que me inspirarei nelas para escrever lindos poemas. Ele me conhece porque eu estou no livro de entrevistas do Paulo Coelho. Assim, ele pronuncia meu nome numa noite japonesa e ele chega aqui transformado, numa manhã em Saquarema.

7 comentários:

  1. Roseana: são esses milagres cotidianos que nos fazem querer viver.Meu filho mais velho estudou japonês de tanto que ama aquele país e sua cultura....eu gostaria de comprar um exemplar desse livro que vc citou,pro aniversário dele,em julho...será que consigo???Beijos orgulhosos de vocês e pedintes tb.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia querida Roseana,adoro ler o seu blog assim que acordo,fico inspirada e estimulada em prosseguir com os trabalhos por aqui. Conhecer pessoas importantes e talentosas,é maravilhoso,me sinto privilegiada em conhecer você e ter a sua amizade.
    Adoro, a cultura Japonesa;assim que tiver as fotos,posta no blog pra gente sonhar!!
    Uma ótima semana, abraço, Telma.

    ResponderExcluir
  3. Naria Neuza, se o Juan (e quando) receber alguns exemplares eu te mando um. A editora se chama SHINHYORON e é um livro de entrevistas com o Paulo Coelho, Confissões de Um Peregrino.

    Telma: tomara que voc~e consiga realizar os sonhos.

    ResponderExcluir
  4. Roseana boa tarde, fico encantada como descrevi sua rotina, sua poesia esta em tudo que faz e fala impressionante!!!
    Principalmente para quem lida, como eu, com números, contabilidade rsrsrsrs!!! Adorei muiittooo esse poema:

    HORIZONTE

    Se eu apagasse a fina linha
    do horizonte
    será que o céu cairia
    no mar?
    E as estrelas e a lua
    começariam a navegar?
    Ou será que o mar viraria
    céu
    e os peixes aprenderiam
    a voar ?

    Estou aprendendo com vc a ver as coisas com olhar poético.

    Parabéns!!!

    Aluna da Angela.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Gil, quem lida com números precisa de poesia para contrabalançar! Mil beijos, Roseana

    ResponderExcluir
  6. Roseana, através do seu blog cheguei aos "haicais de barro"... que lindos, que deliciosos!!! Eu ainda não tinha lido nenhum haicai seu. Beijos e uma semana muito gostosa ♥♥♥

    ResponderExcluir