domingo, 25 de março de 2012

A MÚSICA DAS BALEIAS

Ontem vi um documentário na TV francesa, "Thalassa" , sobre a Oceania. Uma das partes era sobre as baleias jubartes e sua música. Um músico americano toca com as baleias. Um amplificador mergulhado no mar leva para as baleias a sua música e outro amplificador no barco traz a resposta das baleias. Ele improvisa com seu clarinete, elas respondem improvisando também. É tão emocionante, tão impressionante que meu corpo não cabia dentro de mim! Elas não saem de perto do barco, ficam radiantes com a comunicação.
Outro grupo medita junto com as baleias , um grupo composto de filósofos , astrofísicos, artistas, etc, e todos dizem que ao meditar com as baleias (elas estão em volta do barco) , recebem imagens impressionantes e também pensamentos.
Um neurocientista nos mostra um cérebro de baleia e é muito similar ao nosso. Elas estão tão próximas de nós quanto os macacos.
Como subestimamos a inteligência de todos os seres vivos que nos cercam. E quanta arrogância teríamos que engolir junto com nossa saliva. Sobretudo quanto perdemos com esta falta de comunicação entre homem-baleia-homem-elefante-homem-todos-os animais-do-planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário