terça-feira, 20 de março de 2012

UMA ESCOLA JUDAICA

Na Segunda Guerra a França entregou os seus judeus sob o regime colaboracionista de Vichy. A França pediu perdão. Mas ontem o passado , como uma onda gigantesca de horror, envolveu a França, pois numa escola judaica de Toulouse um homem entrou atirando no que foi interpretado como um ato neonazista e antissemita. Crianças morreram. O que preocupa e muito é a ideologia neonazista, a ideologia de extrema direita que está varrendo a Europa e que leva um homem a entrar numa escola para matar crianças judias. O ódio aos imigrantes, a falta de tolerância, o nacionalismo, estes velhos conhecidos estão de volta. Nestes últimos 60 anos a Europa conheceu seu mais longo período de paz e uma paz relativa, pois tivemos a guerra dos Balcãs. Gostaria de pensar que o horror de Toulouse foi um ato insano de um homem só. Mas depois da chacina na Noruega onde seu autor escreveu um manifesto terrível de extrema direita é difícil acreditar que não exista uma forte ideologia por trás.
O que somos nós, seres humanos? O que é isso?

2 comentários:

  1. É indesculpável,impensável, incompreensível. Ontem assisti a um documentário sobre o behaviorismo e VI as experiências de Pavlov. Ora, ninguém nunca me contou isso na faculdade! Diziam apenas que o cachorro salivava ao ouvir a sineta. Não,ele operou um cachorro e meteu uma torneira nele. Depois deu vários choques elétricos. Horrível.. é.. mas ele fez isso também com uma CRIANÇA! enfiou uma torneira na cara da criança!!! Aí, um judeu tentou entender isso, Roseana,que raio de maldade é essa. Fez um experimento: convocou pessoas, pagando 4 dolares para infligirem CHOQUES ELÈTRICOS em outras, alegando uma pesquisa para dor. O voluntário não sabia que não havia choque algum e que eram atores contratados e continuava mandando ver, enchendo o outro de choque elétrico! Há uma maldade inata no ser que se aproveita de suas frustrações e medo para ver no outro ameaça. Vestido de valores históricos continua jogando seu ódio e frustração em grupos etnicos ou torcidas de time de futebol. Não entendo.. os macacos fazem maldades impensadas nos fracos. Então poderíamos pensar: suas frustrações de dominados são compensadas ao serem mais fortes que alguém. Bem... mas caim matou abel.. a coisa começou já barra pesada.

    ResponderExcluir
  2. É Angela, já começou com um fratricídio! Mas há seres humanos que exalam bondade e há que acreditar que um dia o cérebro irá mudar.

    ResponderExcluir