domingo, 5 de abril de 2015

CIDADANIA

Sempre que posso vejo o programa Thalassa na TV 5. Ontem foi sobre o Estuário do Rio Loire e sua navegação, seus estaleiros, suas cidades, sendo a de Nantes a mais importante.
O que me impressionou: Nantes, uma cidade industrial, pensa o tempo todo na melhor maneira de criar bem estar para a sua população. Nantes tem arte na rua interagindo com a população na frente dos estaleiros.
Este pensamento tão simples: Criar bem estar para a população deveria nortear cada passo do poder público. Deveria ser o Mantra dos políticos. Cada político deveria acordar pensando: -O que posso fazer para tornar a vida do cidadão mais leve, mais rica em experiências maravilhosas, mais feliz?
Nós, o tempo todo nos esquecemos que os políticos e os servidores públicos são nossos servidores mesmo, pois é o imposto que cada um de nós paga, e pagamos os impostos mais altos do mundo!  que fornecem os seus salários. Eles nos devem e muito!
Ter uma cidade pensada para o bem estar, limpa florida, agradável, com ciclovias e transportes dignos, ter direito de andar para lá e para cá sem ser atingido por uma bala perdida, ter uma educação de qualidade, sair do fundamental falando fluentemente uma língua estrangeira , não são atos de caridade, nem utopia. É nosso direito. Oportunidades iguais para todos não é favor.É direito.
Aqui em Saquarema não limparam a praia depois da ressaca. Está imunda. Isso é um crime. Pagamos impostos aqui em Saquarema, IPTU. Temos direito a uma praia limpa para deleite do nosso olhar. Os ônibus são um serviço indecente. Os políticos devem pensar, ah, os ônibus são para a ralé que não tem carro... e como os velhinhos sofrem nos ônibus que cobram um absurdo por um serviço indigno, da pior qualidade.
A nossa cidadania é violentada a cada minuto do dia.
Aproveito a Páscoa para pedir Paz e Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário