segunda-feira, 13 de abril de 2015

LA STORIA

Monica Botkay, minha amiga amada, tem uma biblioteca ótima de livros em francês. Da última vez em que estive na sua casa ela me emprestou sete livros.
Estou terminando de ler o terceiro. Um livro da Elza Morante, italiana, mas traduzido para o francês. La Storia. Como é uma edição de bolso, o livro vem em dois volumes)
Estou muito impactada. Ela começa o livro nos primórdios do fascismo, mas vivemos toda a Segunda Guerra junto com a personagem Ida e sua estranha família. Ida é filha de mãe judia e guarda seu segredo com terror. Ela é o pavor personificado. Seu filho Nino é um guerrilheiro sem ideologia, um vagabundo que vai e vem, aparece e reaparece. Logo no início da chegada dos alemães a Roma Ida é estuprada e apesar de já não ser jovem e ter engravidado de Nino com muita dificuldade (seu marido morreu), ela engravida deste estupro e nasce Useppe, a criança mais diferente e especial do mundo.
E desde que comecei o livro estou vivendo aí, junto com  Ida e Useppe e é impressionante como Elza Morante escreve! Consigo entrar na alma e no corpo da Ida, respiro com ela dentro de mim!
Paro de ler, olho em volta aliviada, não há nada mais horrendo do que a guerra.Não estamos em guerra. Há a violência e a guerra não declarada dos assassinatos. Mas não é uma guerra.  E as crianças jamais deveriam passar por experiências tão terríveis.
Conto tudo isso para dizer que amo a paz acima de tudo. Só na paz os afazeres simples e cotidianos adquirem sentido e consistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário