sábado, 20 de junho de 2009

O LOBO


AMIGO

que um amigo se reconheça
sempre
na face de outro amigo
e nesse espelho descanse
seus olhos
e derrame sua alma
como a crina de um cavalo
levemente pousada no vento

Poesia Essencial, ed. Manati

Ontem, no Salão do Livro tive muitas surpresas : uma escola inteira com camisetas com o meu nome, professoras que me trouxeram trabalhos maravilhosos dos seus alunos, Janaína, do Ciep Fernando Pessoa, que ano passado trouxe seus alunos até a minha casa para tomar um café da manhã comigo e foi ao Salão só para me ver, enfim, nunca me senti mais amada.
Mas, entre tantas manifestações de afeto, uma menina (não sei a idade, talvez uns 8 anos ou 9), não sei seu nome, me disse que era minha fã e que seu poema preferido estava na página 72 do livro Poesia Essencial. É um livro "para adultos", então , onde está a fronteira entre a poesia que se escreve para a criança e para o público adulto? Fronteira escorregadia, talvez inexistente. Foi um momento tão único, aquela criança escolhendo um dos meus pouquíssimos livros voltados para o público adulto como livro de cabeceira.
Quando cheguei ao Salão, fui direto ao stand da Manati, foi onde parei primeiro. Um livro me chamou : O LOBO, de Graziela Bozano Hetzel, com lindíssimas ilustrações da Elisabeth Teixeira. Abri o livro e a primeira frase me levou para longe: " Na noite quieta, o menino desliza, só de meias, pela casa, às escuras.
E continua:
" O chão brilhoso e gelado reflete as sombras dos móveis pesados.
O menino desvia-se das quinas pontudas de mesas e aparadores, dos pés arrebitados de uma cadeira de balanço.
Sem ruído, abre a porta de entrada e vai para o quintal.
Lá fora, um céu coalhado de estrelas, um ar perfumado e fresco, e o silêncio."
Li o livro até o final e eu já não estava mais ali, eu era o menino e estava onde ele estava, sua história era a minha e o livro que ele lia era meu. Já não havia nenhum barulho. Só uma leitora e um livro maravilhoso em suas mãos. Não vou contar a história dos dois livros, um dentro do outro, é uma belíssima história. Mas a maneira como Graziela escreve a história, como ela sabe reger os silêncios, é impressionante. Quando terminei a leitura estava profundamente comovida, como se um rio maravilhoso tivesse passado por dentro de mim. Custei para voltar ao Salão, e a música ruidosa das crianças, milhares de crianças como estrelas, me puxava pela mão.


3 comentários:

  1. Roseana, nossa escola teve o prazer de estar com você ontem lá no Salão do Livro, as crianças encantadas, ver, ouvir e conversar com uma escritora assim ao vivo... nossa!!! Para muitas que nem sequer tinham saído de Santa Cruz da Serra - Duque de Caxias, estar ali, de repente, ao seu lado, recebendo seu autógrafo num livro para toda a turma, com certeza foi um momento que ficará pra sempre na lembrança de nossas crianças.
    O Projeto deste ano de nossa escola é "SEJA LIVRE, LEIA..." e ontem eles puderam vivenciar a experiência maravilhosa que a leitura nos traz.

    Se pudermos mandar email com os trabalhos realizados e a culminância de nosso Projeto, do qual, você também faz parte, gostaríamos muito.

    Um beijo grande em nome de todos os alunos da ESCOLA MUNICIPAL PEDRO PAULO DA SILVA
    Rua 20. lt 12. qd 23 - Santa Cruz da Serra - Duque de Caxias - RJ
    Cep 25260-220
    Professoras: Andréa e Carmem
    Diretora: Lourdes
    Emails: dop.rj@bol.com.br
    empps@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Lindo é o cotidiano, simples, trasbordando em suas letras. Acabo de conhece-la, claro, pelas entre linhas de seus traçado e, pelo fato, sinto-me alegre com diposição a sonhar com o simples...

    ResponderExcluir
  3. Roseana , amei o seu poema sobre amigo .
    tão lindo que apresentei ele na escola .
    Um beijo imenso minha querida : D

    ResponderExcluir