terça-feira, 30 de junho de 2009

SINAIS DO MAR



GAIVOTAS

Gaivotas em sua rota
de sal e ar.
Gaivotas mergulham,
abre-te-sésamo
e abrem o mar.

O mar e os sonhos
ed. Miguilim/Companhia Editora Nacional

Moro na frente do mar e em 1996, quando ainda vivia na montanha e nem sonhava com Saquarema, escrevi o livro O Mar e Os Sonhos que foi publicado pela ed. Miguilim com ilustrações de Elvira Vigna. Sempre fui um ser da montanha e na verdade nem sei porque escrevi o livro. Talvez fosse uma premonição. Não foi fácil para mim conviver com um Atlântico imenso e bravio que todos os dias ruge na minha porta e faz a casa estremecer. Não foi fácil aprender a sua lingua nem conviver com o sal, a ferrugem e entender o sudoeste. Hoje amo o mar. É meu aliado. Basta sentir seu cheiro que já sei que tempo o mar me trará, se sol ou chuva, se passado ou futuro.

Recebi um lindo livro de poemas sobre o mar da Ana Maria Machado: Sinais do Mar da ed. Cosacnaify. Durante muitos anos Ana ouviu o mar e seus segredos e foi escrevendo os sinais que chegavam até a porta do seu ser. É seu primeiro livro de poesia: é sonoro, musical, azul. A edição é belíssima. Assim como ao longo dos anos Ana foi pescando os sinais do mar, agora seu livro nos envia os sinais de Ana. Nós que escrevemos, como um farol solitário , que coração traduzirá nossos versos de espuma e nuvem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário