sexta-feira, 12 de junho de 2009

Poemas e Comidinhas




ELFOS

Elfos comem o perfume
das flores trazido pelo
vento,
comem os mais belos
pensamentos,
e as cores do dia
que o galo faz.
Comem o canto do galo,
as melodias dos pássaros azuis,
comem a luz que cintila
na folha cheia de orvalho.
Elfos comem a sombra da lua,
o brilho da estrela
que já não existe mais.

Poemas e Comidinhas, ed. Paulus, 2008

Fiz o livro Poemas e Comidinhas em parceria com meu filho André Murray, Chef de cozinha. Para cada poema uma receita e a receita realmente sai do próprio poema. Imaginei os elfos vegetarianos e o André criou para eles uma saboroso risoto de flores que foi servido no lançamento do livro ano passado no Babel Restaurante , em Visconde de Mauá. O livro ficou uma delícia, com ilustrações incríveis do cartunista baiano Caó Cruz Alves. O Caó teve que criar ilustrações tanto para os poemas quanto para as receitas e o casamento saiu perfeito. O livro convida todo mundo para cozinhar junto e isso é muito bom. Algumas escolas me contaram que quando havia algum cozinheiro ou Chef de cozinha na família iam até a escola fazer a atividade com as crianças. Enfim, um rebuliço: era tudo o que eu queria. Adoro cozinhar, realmente é a minha paixão, minha casa está sempre aberta para os amigos e cozinhar para os amigos é o paraíso. Quando tenho alguma dúvida telefono para o André, e pronto. Sua mulher, Dani Keiko, também é Chef e agora, além do Babel Restaurante, eles abriram uma escola de cozinha em Resende. O curso que faz mais sucesso é justamente o Cozinhando para os Amigos, onde preparam um menu completo e depois o grupo inteiro come junto. Bom também para fazer amigos. Estou insisitindo com eles para um curso Criança na Cozinha , lembro muito bem que adorava cozinhar junto quando era pequena. A nossa cozinheira , a Eunice, colocava um banquinho na frente do fogão e me deixava pescar os nhoques boiando na panela e eu nunca me queimei!!! Criança, definitivamente, adora cozinhar!

Um comentário:

  1. Olá!! Estou tentando encontra o seu livro e não estou conseguindo... Poemas e comidinhas.
    Você saberia me dizer onde posso conseguir?
    Sou professora e adoraria trabalhar este livro...

    ResponderExcluir