sexta-feira, 29 de abril de 2011

EPOCABREU

Ontem cheguei em Barra de São João e fui tomada por uma grande emoção. A Casa de Casemiro de Abreu é belíssima e dá para a frente do rio. O rio, com sua rua de casas coloniais,é um convite ao passado. A praça , onde fica a casa, é maravilhosa e de repente havia uma banda de jovens tocando e me senti transportada realmente ao tempo de Casemiro.
A abertura do evento Epocabreu foi tão simples e bonita, alunos diziam poemas e um ator, vestido como Casemiro, fez a festa. É uma cidade que já é um poema.
Tivemos um lindo encontro com professores. Tinhamos no grupo duas bailarinas, uma pianista, um ator-contador de histórias e um repentista. Todos se envolveram e passamos uma manhã absolutamente mágica . Destaco o trabalho da Helena, por ser voluntário,professora de redação da Biblioteca, que mais tarde me trouxe seu grupo de alunos. Depois do almoço tivemos um encontro com estudantes de todas as idades e também foi uma delícia.Muitos mostraram seu talento. Iago, menino de no máximo uns 12 anos, compõe e escreve poesia e domina o palco: merece ser descoberto.Sugiro que os organizadores do Epocabreu no próximo ano coloquem o evento dentro das escolas , antes que o evento venha para a praça,para que as escolas possam comparecer em peso, o que não aconteceu, e é uma pena para as escolas. Se durante o ano elas realmente assumirem o evento, terão que participar mais.
Cheguei em casa feliz, plena, com a certeza de que a nossa tribo da sensibilidade anda plantando muitas sementes por aí.

5 comentários:

  1. Ah! Roseana pode ter certeza que a tribo planta mesmo. O que você descreveu da cidade é assim mesmo. Eu passei alguns verões em Barra de São João, porque os cunhados da Carmen tinham casas lá, eu acho que ainda existem essas casas. A Casa de Abreu é realmente um sonho, é mesmo uma viagem ao passado. Sempre depois do almoço ou quando saíamos da praia, dávamos uma chegada lá como se fossemos bater o ponto. Era uma parada obrigatória.
    Essa sua viagem me fez muito bem. Eu revi tanta coisa de lá e pensei como foram felizes aqueles anos.
    Parabéns ao maravilhoso trabalho realizado pela Prefeitura e parabéns a você por participar dele.
    Até amanhã no Clube do Livro.
    Em tempo, o nosso horário é mesmo 11horas?
    Angela

    ResponderExcluir
  2. O nosso horário é mesmo às 11hs. Sugiro que saiam bem cedo para não chegarem atrasadas, o que é uma pena.

    ResponderExcluir
  3. Sementes sim e é reconfortante vê-las desabrocharem....beijos orgulhosos de você.

    ResponderExcluir
  4. Querida Roseana,
    sou professor da rede municipal de Casimiro de Abreu e leitor diário de seu blog, além de um apaixonado por sua poesia, sempre muito inspiradora para o trabalho com nossos alunos, sejam crianças, jovens ou adultos. Adorei sua descrição do evento e de barra de sao joao!!!
    um afetuoso abraço,
    Rodrigo

    ResponderExcluir