segunda-feira, 25 de abril de 2011

VIVA CHAMA

Releio o livro Viva Chama de Tracy Chevalier para o almoço do Clube de Leitura no sábado. Gosto muito do livro, ele é vivo, teatral, colorido, parece um filme e a cidade de Londres pulsa como se estivesse ao alcance da mão embora a trama se passe nos anos mil e setecentos. Além disso fala do amor entre duas crianças.

Hoje , meu neto Luis, que representa todas as coisas que acontecem, me contou pelo skype que na sua varanda havia uma abelha. Como ainda não fala, teve que ir até a varanda, imitar a abelha voando e mostrar a mão onde a abelha poderia picar, além de fazer o zumbido. E meu filho atrás com o computador, pois ele tem que levar a vovó para onde vai. Para ele sou um brinquedo portátil. E minha nora me conta que Luis está perdidamente apaixonado por uma menina de 3 anos que tem uma moto de brinquedo e um capacete. A rua deles é sem saída e todas as crianças brincam no final da rua que virou uma espécie de pracinha. Há uma brinquedoteca na rua, onde todos levam os brinquedos que estão sobrando e então os brinquedos passam a ser comunitários. É uma linda idéia.

3 comentários:

  1. Roseana eu agradeci sobre o livro através do e-mail.
    Legal essa a idéia da brinquedoteca entre os vizinhos de uma comunidade. Essa idéia é muito usada nas escolas. Na escola em que trabalhei, nós fazíamos alguma coisa parecida com isso. Muitas crianças levavam os seus brinquedos não mais "brincados" por eles, como eles próprios diziam e colocávamos em uma sala que era a brinquedoteca da escola.
    De quinze em dias as crianças tinham direito de levar o brinquedo que mais gostava para trocar com os seus amiguinhos e brincar com eles. Na saída os brinquedos voltavam para os seus respectivos proprietários. Era extremamente trabalhoso mas muito gratificante.
    Ah! é tão bom quando você fala dessas coisas...
    Abraços,
    Angela
    Em tempo, você sabe que eu custei a ler o nosso livro? Comecei a ler em fevereiro lá pelo dia 15 de fevereiro e não conseguia passar da quinta folha? Freud explica.

    ResponderExcluir
  2. Angela, linda a experiência. O nosso livro encontrou muitas dificuldades entre os leitores. Discutiremos isso.

    ResponderExcluir
  3. Roseana: há meses tive essa idéia: apesar de não poder estar aí com vocês,daqui leio o livro indicado..adorei Viva Chama...( já tinha lido a moça do brinco de pérolas e adorado tanto que vi o filme depois.)E uma boa do meu netinho: ao telefone: vovó,vc pode vir aqui ver meu ovo de Páscoa? aiaiaiai..são só 7 horas de viagem..rs...beijos fantasmas e prestando atenção aí no dia 30.

    ResponderExcluir