segunda-feira, 18 de abril de 2011

SINTOMAS

Leio hoje no O Globo que o bullying já afeta 84,5% dos estudantes no Rio.O número é apenas um signo. Vamos pensar nos estragos psíquicos, na devastação emocional, na tristeza, depressão, vamos pensar nestas palavras.O bullying é um sintoma da doença chamada "escola", que castra a criatividade e a cachoeira poética que existe em cada criança. Portanto, temos que mudar as escolas, é urgente. Diz a matéria que a maioria dos casos ocorre na rede municipal.O remédio para o bullying é a arte, como já disse ontem. Um grupo envolvido numa atividade criativa tece fortes laços de afeto, cordas vigorosas e não queremos ferir quem amamos.A beleza é curativa, podemos transformar os piores espaços físicos em espaços belos com muito pouca coisa: panos coloridos, fotos, flores,varais de histórias e poesia. A beleza reverbera em cada um e propicia a criação.
Recebo um livro maravilhoso: SYNTHOMAS DE POESIA NA INFÂNCIA, de Glória Kirinus,(ed. Paulinas), grande poeta e Doutora em literatura. Glória nos fala de como a criança é poesia em estado puro e como a escola quer "curá-la" desta doença. Diz Valéria Cristina Pereira da Silva no prefácio:
" O texto Synthomas de Poesia na Infância,enfeixa experiências que colocam a poesia e a arte como caminhos possíveis e verdadeiros para despertar na infância, sobretudo numa infância que ganha tantos rótulos na atualidade (hiperativos, distraídos, impulsivos, rebeldes, etc, etc)o fazer poético."
Entendo o fazer poético num sentido bastante amplo e lúdico. Qualquer maneira de arte vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário