terça-feira, 3 de janeiro de 2012

DE MARINGÁ PARA SAQUAREMA

No próximo encontro do Clube de Leitura da Casa Amarela receberemos um casal que virá de Maringá, no Paraná. Maristela e Wagner souberam dos nossos encontros através do blog , já compraram o livro O Cerco de Lisboa, do José Saramago e dia 11 de fevereiro estarão aqui. Ficarão hospedados na Pousada do Luis e da Sandra, Farol de Saquarema, ao lado da nossa casa. Luis e Sandra são adoráveis, os melhores vizinhos do mundo . Luis é engenheiro eletricista e embora já não trabalhe mais com eletricidade , várias vezes nos socorreu. Pagamos com tortillas espanholas, ele é louco por tortillas.
Li o livro O Cerco de Lisboa , que será discutido em nosso próximo encontro, na década de 90, eu acho. Faz muito tempo. Tenho as melhores recordações do livro, duas histórias de amor entrelaçadas , um sim e um não que mudam a História. A primeira vez que tive um contato real com a cultura árabe foi em Sevilha. Ao desembarcar, eu vinha da Alemanha, um cheiro fortíssimo de laranja me invadiu, Sevilha entrava assim por todos os meus poros. À noite, sozinha no quarto do hotel, eu não aguentava sair por causa das dores na coluna (estava ainda muito mal por causa da cirurgia recente de hérnia de disco), ouvi uma saeta como a do disco Concertos de Aranjuez do Miles Davis. Palácios, ruelas, a Giralda, fui jogada num tempo em que os árabes eram os senhores da Espanha. E se não tivessem perdido a guerra? Sobre isso nos fala Saramago. Antonio Muñoz Molina tem um livro belíssimo sobre Córdoba que nos dá a dimensão do que foi esta época.
Nosso Clube já recebeu algumas visitas de outros estados e até da França e Portugal. Ainda temos vagas , nossas portas estão abertas.

2 comentários:

  1. Que ideia maravilhosa!! Sonho em fazer essas coisas aqui em casa também. Meu saramago predileto é Ensaio sobre a cegueira. Uau.. adoro. E todos os nomes e...:-)

    ResponderExcluir
  2. Sonhe e faça!!! Não é você que mora num sítio?

    ResponderExcluir