quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

UM CACHO DE BEIJOS

Publiquei meu primeiro livro, o Fardo de Carinho, em 1980. Foi muito difícil encontrar uma editora que ousasse publicar poesia. Elvira Vigna fez as ilustrações em bico de pena e finalmente o livro saiu. Depois foi reeditado pela Lê em 1986 com desenhos da Pat Gwinner e finalmente em 2009 a própria Lê fez um livro novo outra vez com a Elvira, mas um livro de arte, maravilhoso. Entrou no PNBE e já está na terceira edição.
Fiz os poemas para meu filho André que tinha 7 anos e hoje tem 42. São bem infantis e muito impregnados (ainda)do Ou Isto ou Aquilo da Cecília. Não é no primeiro trabalho que o poeta encontra a sua respiração, a sua voz. Mas os poemas, tão ingênuos, são atemporais e musicais.
Hoje dedico o poema abaixo para a minha irmã Evelyn Kligerman que se casa amanhã com seu grande amor da juventude , meu cunhado Luis, reencontrado. Eles estão radiantes, exalam felicidade e à sua volta espalham a poeira dourada do amor:

EU QUERO

Eu quero um cacho de beijos
para levar pra minha irmã
e também um quilo de nuvens
para a minha gatinha anã.

Quero um pedaço de arco-íris
para plantar um vaso de barro,
um pedacinho do azul do céu
para pintar o meu jarro

Estas coisas todas eu quero
e não sei onde comprar,
quem souber onde eu encontre
que venha me avisar...

in Fardo de Carinho, ed. Lê

13 comentários:

  1. Vou te responder com um poema que fiz pro meu filho exatamente na éoica em que seu livro estava sendo reeditado pela Lê e eu soube da Elvira na Lê! Eles iam publicar algo meu e acabou não rolando por conta do plano cruzado. Eu morava em BH naquele tempo. Mas raramente faço bons poemas e,quando os faço, são longos :-) então vou te responder por msg no facebook!:-)

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Que sensacao a senhora teve depois do poema ao ler?

      Excluir
    2. Muito feliz
      (MAS ESTOU AQUI POR QUE PRF PEDIU PRA ESQUREVER ESSE POEMA NO CADERNO QUE TAL ME DAR AS RESPOSTAS KKKKKK

      Excluir
  3. Roseana: meu abraço aos noivos e minha crença: com amor não tem erro.Beijos felizes.

    ResponderExcluir
  4. O que quer dizer um quilo de nuvens e minha gatinha anã no poema Eu Quero

    ResponderExcluir
  5. Olá querida!
    Estou trabalhando poema e poesia com meus alunos do 5 ano! Adoro seus sonhos compartilhados conosco!! Gratidão !!

    ResponderExcluir
  6. Q lindo, o lúdico é atemporal mesmo, hoje meu aluno q oriento trouxe a atividade sobre este poema e não soube localizar, já q não encontrei no livro, e adivinha onde achei? Aqui neste blog! Almas iluminadas!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns por sua linda contribuição no enriquecimento da boa literatura infantil! Deus te deu e te dará muito mais riquezas!

    ResponderExcluir