sábado, 7 de janeiro de 2012

O DIÁRIO DA MONTANHA

Passei quase um ano escrevendo os poemas do Diário da Montanha. Entreguei o original para a Bia , minha editora da Manati, com muito medo. E se A Bia não gostasse do resultado final? E se a Bia desistisse?
Transcrevo a maravilhosa resposta da Bia. O livro sairá em abril. No começo de maio vou para a Europa e já poderei levar meu livro novo para Granada, para o meu filho. Sonho com o lançamento em Visconde de Mauá onde o livro foi escrito. No ateliê da minha irmã Evelyn, com um coquetel do Babel, oferecido pelo restaurante do meu filho André. A Evelyn produzirá um pequeno azulejo para quem comprar o livro. Sonho com um violino tocando, pois no livro falo de ancestrais e eu tinha um tio na Polonia que tocava violino e isso me remete ao Chagall e ao Violinista no Telhado do escritor Sholem Aleichem. Adoro pensar em como os textos se entretecem.

Na véspera de Natal,
Quando o Rio de Janeiro fervilhava... nos shoppings
movido pela cega pulsão de consumo
Quando as ruas começavam a se esvaziar
Depois de dias de neuroses
coletivas e individuais totalmente engarrafadas
Quando as pessoas tentavam, em vão, engolir o nó da angústia pelos encontros, desencontros e perdas das famílias que em breve encontrariam por uma obrigação que há muito perdeu o sentido
Quando as crianças dos trópicos sonhavam com um senhor de barba, gordinho, simpático, de olhos azuis, que desceria pelas chaminés que não existem, em meio à neve que jamais caiu, para trazer quem sabe os prêmios por vários meses de chantagem
Pedi ao meu marido um presente de verdade para mudar de canal energético:
Várias horas de passeio pela floresta, na montanha onde um dia moramos
Aqui no quintal suspenso do Rio de Janeiro.
Gritos de alegria misturados ao canto das aves
Sorrisos sinceros trocados pelos poucos humanos que também preferem à terra ao asfalto
Um farto abraço na árvore que atravessa os séculos esperando por mim e não sabe o que é Natal
Uma pausa para descansar e tomar um refresco no riacho geladinho e límpido que corta a trilha da Cachoeira das Almas
Uma espiada na Cova da Onça
E um encontro com o azul esvoaçante do mirante do Excelsior para fechar como um laço de fita mágico o meu presente de Natal.

Voltei à cidade, dividi um pouco da energia e do amor do meu presente com pessoas queridas, voltei ao batente, virei o ano lavada de chuva, e agora, DIA DE REIS, chega, pelos fios óticos da internet, o maior de todos os presentes:
O DIÁRIO DA MONTANHA, um livro original da Roseana (Murray), minha amiga-irmã, dedicado a mim.
Voltei à floresta da montanha suspensa por uma breve eternidade.
Em mais algumas semanas, o livro deve sair editado pela Manati, e então terei a alegria selvagem de compartilhar com todos vocês a poesia da montanha e o presente do DIA DE REIS. Quem quiser me acompanhar pode ir preparando a mochila para o passeio!Ver mais
De: Bia Hetzel

6 comentários:

  1. Coisa boa viajar!
    O homem já registrou a canção no celular, uau! realmente ele gostou! Grande avanço. Agora falta a gravação da demo.
    Roseanna, enquanto o encontro no lançamento no vem, te convido a curtir meus blogs. Um sobre culinária e livros que falam de comida (http://cafezinhocombiscoito.blogspot.com) creio que vai gostar ou rir, já que tem um filho gastrônomo e eu sou a própria Desastres de Sofia. O outro é só coisa boa, só links de coisas boas, comecei agora, onde linkarei esse seu blog aqui: http://pollyannavelha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. LINDO TEXTO, ÓTIMA NOTÍCIA, MAIS 1 LIVRO!PARABÉNS.ELIANA, UBERABA.

    ResponderExcluir
  3. Roseana: quando vai ser o lançamento em Visconde de Mauá?Sonho em poder estar lá e comprar esse seu mais novo livro de suas mãos....beijos sonhadores.

    ResponderExcluir
  4. Maria Neuza, seria um sonho você estar lá! É o lugar mais bonito do mundo! Será em junho, ainda não tenho a data.
    Eliana, obrigada!!!Angela, irei agora até os blogs.

    ResponderExcluir
  5. É realmente lindo o blog pollyanna velha! Ainda não fui ao outro.

    ResponderExcluir
  6. daora mano vo pega pra fazer trabalho na escola kkkkkk

    ResponderExcluir