domingo, 30 de maio de 2010

CAFÉ COM AÇÚCAR

Só tomo café sem açúcar, mas o ciclo de turismo Café com Açúcar é uma idéia brilhante: misturar as fazendas do ciclo do café no Sul Fluminense com as fazendas do ciclo da cana de açúcar no Norte Fluminense. Muitas fazendas aqui da região onde moro estão decadentes e com este projeto serão restauradas para visitação. As fazendas, belíssimas importavam tudo da Europa, cristais, móveis, louças e tapeçarias. Abertas ao público elas abrem uma fresta no tempo .


Sexta-feira passada o Ateliê de Cerâmica da minha irmã Evelyn Kligerman em Teresópolis recebeu 30 professoras de Itaperuna para o encontro Café, Barro e Leitura. Durante alguns meses a escola leu meus livros e como não pude ir a Itaperuna indiquei o ateliê da Evelyn para que as professoras saboreassem este encontro com o barro e a poesia num ambiente belíssimo. Evelyn me conta que foi emocionante, que elas produziram peças lindas a partir dos meus poemas e que se emocionaram e choraram. Se alguma escola estiver interessada nesta oficina basta entrar em contato com ekligerman@yahoo.com para agendar uma data.


Abro meu livro Poesia Essencial e escolho um poema para o domingo:

NAVEGANTE

e fica estabelecido
a cada manhã
o milagre da vida
como um jorro
que nascesse das entranhas
da terra.

amealhar o tempo
o que pousa por sobre
os telhados
como ave de bom agouro

como um girassol busca o sol
e um navegante solitário
busca os insondáveis segredos
do vento
assim
do outro lado do rio
um coração marca as horas
à espera do teu

2 comentários:

  1. Nossa... Isso é que eu chamo de uma belíssima homenagem a uma manhã de sol e, sobretudo, a uma vida de sonhos e mistérios.
    Felicidades para você, também Roseana.

    ResponderExcluir
  2. Que o milagre da vida possa jorrar sobre seu coração entristecido pela notícia do ataque de Israel(?).Beijos solidários.

    ResponderExcluir