segunda-feira, 24 de maio de 2010

SAVATER

Reencontro um pequeno livro em minha pequena biblioteca: La Lectura Apasionada, Fernando Savater, publicado pela Universidad de Cantabria. Quase cabe na palma da mão, é muito menor do que um livro de bolso. Já li alguns livros do Savater e o conheci pessoalmente em Madrid numa conversa com leitores, numa livraria. É um filósofo apaixonado, um leitor apaixonado e seus livros são uma delícia. Ele nos diz em seu pequeno livro: "yo me atrevo a sostener que algunos habitamos la tierra como lectores y que todo el resto de lo que hacemos - incluída la poesía, en su caso - es una consecuencia de haber leído o un pretexto para seguir leyendo."
Savater nos fala da sua biblioteca: "y para hablar de mi biblioteca como es debido tengo que empezar por el hecho que más la caracteriza: su desorden. "
Minha bússola como leitora sempre foi uma bússola louca. Sempre li caoticamente, o que me caia nas mãos, minha floresta de livros nunca teve a menor lógica. Minto: alguma lógica, pois quando me apaixono por um autor/a quero ler tudo o que já escreveu. Mas o que me define não é a cor dos meus olhos ou um certo gesto nem o tom da minha voz, o que me define é que não posso ficar sem ler.

2 comentários:

  1. Roseana: posso plagiar vc? A sua definição me cabe como uma luva: não posso ficar sem ler.Leio de quase tudo e quando gosto quero conhecer todos os livros do autor tb...aiaiaiai...e leio 5 ao mesmo tempo!Beijos concordantes e ilógicos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Maria Neusa!!! Somos mesmo uma certa espécie de humanos. Beijos, Roseana

    ResponderExcluir