terça-feira, 20 de abril de 2010

FLORES NA ÁFRICA

Parece que voltamos aos primórdios do século XX. Navios e trens ao invés dos aviões. Atrás de cada passageiro impedido de voar há uma história, há todo o desespero de se sentir aprisionado numa teia. Por exemplo, nossos sobrinhos Guillermo e Enka que tinham voo para Moscou de Granada no dia 26, para conhecer as duas futuras filhas, as irmãzinhas russas, talvez tenham que ir de carro: do sul da Espanha até o Círculo polar Ártico é muito longe.
Mas o que mais me comove são as flores da África. Não podem embarcar e apodrecem nos aeroportos. Muitos empregados africanos, que cuidavam do embarque das flores, estão sendo despedidos e não poderão pagar seus aluguéis, comer, comprar remédios.
Não estamos no começo do século XX. Hoje o mundo inteiro está interligado. Pessoas moram num país e trabalham em outro. O tempo mudou e o espaço também. É uma história estranha e inesperada e de longe acompanhamos os humores do vulcão na Islândia. O centro da terra, normalmente invisível, hoje afeta a vida de muitos habitantes do nosso planeta.

4 comentários:

  1. Oi, Roseana,

    que bom que se lembra de mim! Aguardo sua visita, um beijo,

    Samantha Toledo
    samanthatoledo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Roseana. Eu vi um documentário chamado "I Am Because We Are", sobre a vida das crianças na África. É de impressionar, minha visão do mundo mudou totalmente. Ao ser questionado sobre a frase I am because we are, um homem a descreveu assim: "Eu sou porque nós somos. Pense bem, eu não significo nada sem você".

    Desde então eu fico pensando que eles estão lá, e são você, eu, nós.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Roseana,
    Como assim? As flores não podem embarcar? Pode me dar mais detalhes?
    obrigada
    Sandra Braconnot
    www.portaldasflores.org

    ResponderExcluir