sábado, 3 de abril de 2010

O PEQUENO TRAIDOR

Revejo o filme O Pequeno Traidor da diretora Lynn Roth baseado no livro A Pantera no Porão de Amoz Oz. Na véspera da declaração do Estado de Israel o filme conta a amizade de um menino com um oficial inglês das tropas de ocupação. Antes da guerra o menino transita por uma Jerusalém sem fronteiras e quando o inglês lhe diz que no futuro o problema serão os árabes e não os ingleses, o garoto se espanta: os árabes? por que? pois se no mercado os árabes são seus amigos! Mas o oficial retruca : porque então os israelenses serão os fortes e os árabes os fracos.
O filme é lindo e nos faz pensar em como teria sido diferente se os dois Estados tivessem existido juntos desde o começo.


Eu, Juan e Latuf fomos jantar ontem no sítio dos amigos Hélio e Fernando. Saquarema tem uma área rural belíssima e não é preciso viajar para se estar no campo, basta passar a Ponte do Jirau e pronto. É como virar uma esquina e parar num outro país. Ontem a lingua falada era a da amizade, das corujas, da lua.

Meu irmão Israel kligerman me telefona. Nos vemos tão pouco mas eu o amo tanto. Trocamos informações sobre filmes e livros e o não sentido da vida. O que nos salva é o amor , a amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário