quarta-feira, 28 de abril de 2010

UM POEMA ESPECIAL

Minha irmã Evelyn Kligerman é escultora, ceramista e arte educadora. Tem um ateliê lindíssimo em Teresópolis na Cascata dos Amores. É uma grande, imensa leitora, uma devoradora de livros. Mas não é poeta. Ou melhor, é poeta de outras maneiras, com outros materiais.
Nós duas estamos vivendo juntas uma experiência difícil, triste, dura. Nossa mãezinha de 89 anos está morrendo. Lentamente, mas piora um pouco cada dia. Sua cabeça, entretanto, continua intacta e sua memória prodigiosa. O que nos deixa mais tristes ainda. É uma pena tão imensa que a doença a esteja devorando. Minha mãe foi uma artista e louca no seu tempo, sempre à frente da sua época. Ela nos deixa um legado maravilhoso de coragem, falta de preconceitos, bondade. Por uma coincidência incrível uma de suas grandes amigas de juventude reapareceu agora, justamente agora e escreveu uma carta linda falando dela e das suas idéias. Pois bem, Evelyn ontem descia a Cascata dos Amores para ir até a casa da nossa mãe no final da tarde e um poema inteiro se escreveu na sua mente:

Te dou três palavras
carne osso e alma
toco a carne
quando não há carne
toco os ossos
quando não houver mais
colarei tua alma na terra

Evelyn Kligerman

8 comentários:

  1. Versos kligerman,agora de Evelyn,desenhando toda a angústia .Oro por vocês para que a entrega doída seja minorada pelo amor.

    ResponderExcluir
  2. Perdi também minha mãezinha (Júlia), meu ouro, meu encanto, minha jujuba... Mas não perdi minha alegria de viver. Sabe por quê? Por que foi ela que compartilhou comigo o único milagre que podemos experimentar nesta vida: o de viver!

    ResponderExcluir
  3. sEI, eLAINE, QUE QUANDO MINHAMÃE PARTIR EM BREVE, EU A TEREI CADA MINUTO DENTRO DE MIM! bEIJOS, ROSEANA

    ResponderExcluir
  4. Roseana, trabalho com crianças e por isso estou semre lendo seus poemas. Mas quando sinto muuuuuuuuuita saudade, gosto de ler um livro especial e que fala da vida de um modo muito singular: Ascese,os salvadores de Deus, de Nikos Kazantzakis. É um livro muito denso, mas muito belo também. Você o conhece? Foi traduzido por José Paulo Paes.
    Bjs! (Com um carinho imenso...)
    Elaine

    ResponderExcluir
  5. Mal conheci essa doença e já acho que é muito ruim.Uma mãe ter isso é pior.Tomara que sua mãe melhore pra poder vir no dia certo, junto com você e sua irmã também. Vou rezar por ela.
    Eu já disse que acho a senhora linda? Minha mãe também acha você linda.
    Estou com saudades .



    Um abraço!

    João Guilherme (Escrevendo pelo blog da minha mãe)
    Teresina

    ResponderExcluir
  6. João chegou em casa consternado, ontem, e nos contou o difícil momento que você está vivendo.
    Quero que saiba que já a acompanhavamos ao lado do João, em silencio e a adimirar seu trabalho e a incrível mulher que és. Gostariamos de estar mais perto agora, através daqui, acompanhando e nos colocando a disposição.Desde ontem, rezamos juntos, pedindo conforto e paz para seu coração e da sua família.Obrigada por existir.
    Conte conosco.De alguma forma, estaremos por perto.

    Um abraço longo e apertado.

    Flávia (Mãe do João, que está aqui ao meu lado e já escreveu antes de mim)

    ResponderExcluir
  7. Obrigada a todos por essa torrente de carinho. Roseana

    ResponderExcluir