terça-feira, 31 de agosto de 2010

ANJOS

Sou apaixonada pela beleza dos anjos, míticas criaturas, mistura do divino e humano. Acho maravilhosa a idéia de que todos temos um anjo protetor ao nosso lado, nossa sombra benigna. Ficar órfão de um anjo é uma experiência muito dura. Mas os anjos , nos diz Rilke, também são terríveis por excesso de beleza. Ouçam:
" Quem, se eu gritasse, entre as legiões dos anjos me ouviria? E mesmo que um deles me tomasse em seu coração, aniquilar-me-ia sua existência demasiado forte. Pois que é o Belo senão o grau do Terrível que ainda suportamos e que admiramos porque, impassível, desdenha destruir-nos? Todo anjo é terrível."

Rainer Maria Rilke, Elegias de Duíno

Quem alguma vez já não se sentiu aniquilado por um excesso de beleza, por um momento de beleza, quando parece que todos os nossos sentidos são poucos? Quem alguma vez já não se sentiu tão só que nem mesmo um anjo ousaria se aproximar? Mas os anjos andam entre nós, e nos ajudam a carregar nosso fardo humano. São os amigos, os que nos abrem as mãos e nos deixam navegar em suas linhas.

3 comentários:

  1. Roseana: já vivi momentos de terrível beleza sim.Mas o mais marcante foi atravessar ,de carro,a cidade de Edimburgo,numa madrugada fria.Senti meu coração estalar diante de tamanho mistério e tão pura beleza. Os amigos são manifestações terrenas dos anjos,que existem sim.Beijos extasiados!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza mesmo quem acha que não viveu esses momentos, eles certamente aconteceram. Parece que você fica ainda mais vulnerável, mais sozinho, mas não é não. Eu tenho certeza que é nesse momento que Deus fica mais próximo de nós, ou mais disponível para uma conversa.
    Ah! Muito lindo e carinhoso o que você escreveu, hoje. Ele é um presente para nós guardarmos até a sua volta.
    Uma legião de anjos especial estará acompanhando você e seu marido Juan... podem apostar.
    Beijinhos,
    Angela

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, meninas. Muitos beijos. Amanhã ainda estou aqui.

    ResponderExcluir