sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ESCOLA PINTOR LASAR SEGALL

Estou sem internet desde quarta-feira, escrevo num cyber café, cercada de meninos jogando: não deveriam estar na escola? Ontem fui a Realengo, um convite da E.M Lasar Segall. A escola é simples, mas o afeto percorre a escola. As crianças chegam e vão direto comer, o refeitório é limpo, a comida cheira especialmente bem, e no centro da mesa uma gamela cheia de bananas. As crianças comem risoto de frango e as merendeiras são belas e calorosas, com seus sorrisos abertos. A delicada professora Sonia ( acho que é coordenadora) me leva para sua sala onde está servido um belo café com frutas , biscoitos, bolos... as crianças me olham do refeitório e começam a dizer meu nome, alegres e excitadas. Depois vamos todos para o pátio coberto. As crianças sentadas no chão esperam a sua vez de me mostrar seus números de poesia. Primeiro cantam todos juntos e depois cada classe se apresenta. No final sorteio 25 livros e os olhinhos brilhando são emocionantes.
A escola preparou um almoço magnífico para mim e as professoras. As sobremesas , feitas em casa pelas professoras eram um pecado divino. Depois chegaram os meninos e meninas da tarde e a roda da poesia girou outra vez. Sorteei outros 20 livros e deixei 5 para a Sala de Leitura. Saí feliz , imersa em carinho e com um buquê de rosas maior do que eu. As professoras, tão dedicadas, são fadas disfarçadas!!! Obrigada Sonia, pela acolhida!!!


Maria Clara me traz um livro lindo: Contos Contidos de Maria Lúcia Simões. Ouçam:

DISFARCES

Gostava de máscaras. Tinha-as todas, dos mais variados tipos e expressões. Chegava a usar várias em um só dia, trocando-as de acordo com o ambiente e a necessidade da hora.
Uma vez, olhando-se com seu próprio rosto não se reconheceu, pois o espelho não refletia imagem alguma. As máscaras substituídas frequentemente deixaram tantas marcas diferentes que terminaram por apagar-lhe os traços.

As notícias do nosso amado Latuf não são boas, pois ele continua no mesmo estado, sem reagir positivamente. Mas enquanto há vida, há esperança. E continuamos diariamente com sua alegria, generosidade, espontaneidade no coração.



7 comentários:

  1. Bom Dia Querida Roseana !! Que bela acolhida..
    Adorei , Disfarces.. E Infelizmente me entristeci com as notícias sobre o nosso Querido Latuf.. Hoje Irei à igreja receber a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazareth de Belém ..Rezarei por todos nós ! Um grande abraço , e um bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Ah! Roseana. Que pena que estou me aposentando, porque se não eu ia chamá-la para ir à nossa escola, também.
    PARABÉNS, À ESCOLA QUE A RECEBEU. Eu fico só imaginando a alegria de todos...inclusive a sua. Eu sei como nós ficávamos quando recebíamos uma visita ilustre. Era muito trabalho, um trabalho de todos, e todos ficam super felizes pelo dever cumprido.
    Era um cansaço saudável e cheio de fantasias que começa no dia do convite, ou seja, era uma festa para a escola.
    Estou sentindo muita falta disso tudo, mas percebo que este é um momento de mudança: um ciclo se encerra para que outro se inicie com toda a força e beleza.
    Só de saber como foi a sua visita eu já fico feliz.
    Quanto ao Professor Latuf, é como você diz: enquanto há vida, há esperança.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Ângela, pelo teu carinho sempre. Beijos, Telma.

    ResponderExcluir
  4. Roseana: gosto de ler sobre suas visitas às escolas,pois me fazem acreditar que ainda há vida no nosso sistema educacional.Uma escola com esse nome só podia ser legal( me desculpe a rima pobre..rs).Continuo torcendo para o prof.Latuf.Beijos amigos.

    ResponderExcluir
  5. Maria Neuza, onde há afeto há vida, eis o que penso.

    ResponderExcluir
  6. Roseana muito obrigada pelo carinho. Nós ainda estamos muito felizes com a sua visita em nossa Unidade Escolar.
    As crianças não param de falar sobre a sua visita.
    Um beijo carinhoso.
    Sonia Maria

    ResponderExcluir
  7. Outro beijo, Sonia. beijos em todos por aí!!!

    ResponderExcluir