quinta-feira, 12 de agosto de 2010

DIA AZUL

Hoje em Saquarema o dia está azul , apesar das tragédias do mundo, dilúvio no Paquistão, mulheres à beira do apedrejamento, incêndios na Rússia, etc. O dia está imensamente azul e meu grande amigo Latuf aos poucos sai da crise.

SAQUAREMA
(Lembrando Eugênio de Andrade)

Este azul sobre a vila, o mar,
as gaivotas doutros dias, barcos, gente
veraneando ou com o tempo todo para perder,
este azul onde começa a luz de Saquarema,
rosa e lilás sobre a lagoa, esta luz de água,
nada mais quero de mar em mar.

Latuf Isaías Mucci

Uma amiga procura apartamento no Rio de Janeiro. Eu a acompanhei na visita a um belo apartamento no Humaitá. Ainda habitado, era muito estranho entrar numa casa mobiliada , com roupas e livros e cheiros de quem não conhecemos. A dona da casa tinha uma bela biblioteca e isso tornava o lugar aconchegante, acolhedor . Antes de ir embora perguntei se era professora de literatura e ela me disse: _Não, eu sou química.
Então lembrei que um dos escritores que amo era químico: Primo Levi e escreveu um belíssimo livro, A Tabela Periódica. E escreveu A Trégua, romance espetacular, cinematográfico, sobre a odisséia que foi a volta dos prisioneiros de Campos de Concentração para casa. Nenhuma matéria , nenhuma profissão é incompatível com a literatura.

2 comentários:

  1. Que bom ler aqui poemas do Prof. Latuf!Que bom saber que ele está saindo da crise!Que bom saber que a Literatura talvez seja a única coisa democrática desse mundo.!Beijos azuis !

    ResponderExcluir
  2. Beijos muito azuis, Maria Neuza querida!

    ResponderExcluir