terça-feira, 3 de janeiro de 2017

INDIGNAI-VOS

O que estamos assistindo no Brasil pede a leitura outra vez do pequeno livro de Stéphane Hessesl, Indignez Vous, Indignai-Vos. Um chamamento , um pedido para que nos indignemos diante dos fatos, dos absurdos que o Estado comete, do abuso de poder, da falência da dignidade.
É indigno que pessoas que estão em altos cargos confundam vida pública com vida privada. Que gastem rios de dinheiro com aviões privados e helicópteros, quando a população não dispõe de uma rede decente de transporte público.
A indignação não deve escolher partidos. A mesma decência deve valer para todos. A palavra chave para quem está no poder deve ser austeridade, pois parcelas imensas da população estão sem receber seus salários, então qualquer abuso é indecente, é uma afronta.
Política não é jogo de futebol quando se torce para este ou aquele time. Política é a orquestração de uma sociedade para o seu bem estar. Quem quer que esteja no poder, de qualquer partido, deve ser vigiado, nada justifica enriquecimento ilícito, roubos, privilégios, mentiras. Somos nós quem pagamos seus salários .
Os fins não justificam os meios. E se existe uma lei que concede privilégios incompatíveis com a dignidade, melhor ignorar a lei.
O pequeno livro manifesto levou milhares de pessoas para as ruas na Europa. É necessária a sua releitura. É urgente.

"O livro “Indignai-vos” faz parte da coleção “Ceux qui marchent contre le vent” (Os que andam contra o vento), da editora Leya e é leitura recomendada para os estudantes de Direitos Humanos. Quem o escreve é  Stéphane Hessel, militante da resistência francesa, diplomata e ferrenho defensor dos direitos humanos. Detentor de uma biografia riquíssima, Hessel, nascido em Berlim, em 1917,  falecido, em fevereiro de 2013 foi um dos redatores da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948).Em seu manifesto, exalta a indignação como motivo para a resistência, repudia o medo e o egoísmo, critica a indiferença em relação aos excluídos, especialmente aos palestinos, em Gaza, o abismo entre as classes e conclama a todos que, de modo pacífico, em qualquer local do planeta, se indigne e reaja frente a alguma injustiça,  apenas pela singela condição de sermos humanos."

Resenha de Thaís S. Ruiz Bichler

Um comentário:

  1. E pena Rose que como judia nao percebe o antisemitismo nessa alma desse escritor que exalta altos valores de paz e igualdade.Mencionar os palestinos quando a falta de igualdade e direitos humanos esta em todo o mundo Arabe,Africano ,Asiatico etc e so em Israel eles sao tao injusticados?.Pena que a midia consegue mais uma vez por os judeus em foco negativo.Eu vivo aqui nessa terra tragica e posso te afirmar com todo meu vigor : se os arabes reconhecessem o direito da nossa volta a terra a muito tempo eles estariam em paz.Quando a ONU proclamou o estado judeu com um territorio minimo para os judeus e outro territoria para os arabes os judeus sairam a dancar nas ruas de tanta felicidade,e os arabes abriram guerra que so por um milagre, sobrevivemos.Eles querem TODA ISRAEL,e apenas porisso ate hoje nao ha paz!!.Israel recuou de Gaza,expulsou todos os Israelenses da regiao e o que eles fizeram com os bilhoes que ganharam da Europa? Podiam ter transformado Gaza em Monaco,mas nao: construiram centenas de subterraneos para atacar Israel,compraram foguetes e o povo que se dane.Voce e judia e como tal e humanista porque a nossa TORA e humanista.Ate hoje Israel luta para sobreviver,o mundo nao mudou e continua antisemita ,mas que bom sermos hoje fortes,ja que nenhum judeu em nenhuma epoca da estoria foi seguro no pais que nasceu[ou foi queimado,ou expulso,ou assasinado,extorquido de direitos humanos minimos.JAMAIS FOI SEGURO!!Hoje voce e livre porque Israel e forte.Nao va atras de propagandas,o que os arabes sabem fazer muito bem.Israel e pessimo em relacoes publicas.O mundo nao conhece a nossa estoria verdadeira.Ate esse escritor maravilhoso,que fala de direitos humanos escolheu justamente o povo judeu para criticar quando o mundo inteiro,da India ao Oriente Medio e so injustica social que se ve.Aqui em Israel ha arabes na Universidades,no parlamento,na tv.O grande problema arabe e a falta de democracia.Quem manda e ainda o chefe da tribo.Nao ha livre arbitrio.Existem arabes que querem viver em paz conosco mas eles tem medo de se expressar,eles sao proibidos .Quem manda sao essas faccoes violentas fanaticas da Hamas ,Hizbola.E eles sabem tao bem pisar na tecla dos "direitos humanos".Eles sao expertize da demagogia,eles sabem manipular,mentir,e fazer uso dos nossos valores da forma mais cinica que ha.
    Agradeca cada dia que Israel exista e e forte,assim ele garante a vida de cada judeu na diaspora

    ResponderExcluir