quarta-feira, 29 de novembro de 2017

TRÊS ARTIGOS

Ontem li três artigos que me fortaleceram.
Gao Xing Jian, Prêmio Nobel chinês, mas fora da China por motivos óbvios, perseguições, prisão, etc, diz o que estou amadurecendo desde que a esquerda no Brasil, dentro de mim se quebrou em mil pedaços a partir de suas tenebrosas alianças e corrupção e populismo.
Cresci numa casa progressista. Meu pai era simpatizante do PCB. Mas ele, que nunca pode estudar ( se alfabetizou sozinho ), teve a maior decepção da sua vida quando a União Soviética invadiu a então Tchecoslováquia(assistam ao belíssimo filme Kolia). Algo imenso se quebrou dentro dele também.
Nunca fui simpatizante de nenhuma direita, tenho a esquerda no meu DNA, mas não essa que está aí nem o comunismo que matou milhões de pessoas e só existe como um regime nefasto na Coréia do Norte e Miammar.
Um comunismo utópico que não existe nem nunca existiu.
Pois bem, Gao Xin Jian diz o que ansiava ouvir e é tão raro ouvir: estamos aprisionados em ideologias do Século XX, e enquanto se fortalecem os populismos ditos de esquerda e a direita fascista, teríamos que inventar um Renascimento para fazer frente a esse capitalismo destruidor e selvagem. A essa onda horrorosa de moralismo e perseguição aos artistas e a própria arte e literatura. Algo novo.
Que coloque o bem estar do ser humano acima de qualquer projeto de poder. Que seja semeador de alegrias.
E Guy Standing, num outro artigo, o inventor do projeto de renda mínima, nos coloca frente ao absurdo que é o mercado de trabalho onde só o que vale é a produção. E o tempo que nos dedicamos a cuidar dos idosos, das crianças, dos bichos, o tempo que é usado para pensar, ler, escrever, fazer algum esporte, estudar música, esse tempo não é considerado trabalho. Mas é esse tempo que nos humaniza.
Daniel Becker, Pediatra e Pesquisador, completa: as crianças precisam BRINCAR com outras livremente para aprender a viver, para aprender a solucionar conflitos, para aprender a perder e a ganhar sem ter os pais cono mediadores.
E li também vários artigos maravilhosos sobre a importância da arte e literatura nas escolas.
Sem arte e literatura estaremos muito longe de um Renascimento, uma mudança de paradigma.
Apenas reproduziremos os seres humanos terríveis que somos, estaremos alimentando os populismos, alimentando os salvadores da pátria, ajudando a fabricar falsos ídolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário