quarta-feira, 23 de maio de 2018

OGA MITÁ

Foi diferente ontem nosso encontro no Café, Pão e Texto com a Escola Oga Mitá.
A escola trabalha com meus poemas desde a década de oitenta. Então contei o meu caminho, com todos os seus descaminhos, com os anos em que estive perdida de mim, quando a poesia me salvou.
Ia contando e me dando conta de que apesar de muitas vezes andar perdida como dentro de um nevoeiro, trabalhava grão por grão e um livro atrás do outro, eles foram me apontando a saída. Às vezes basta abrir a porta e não conseguimos encontrar a chave.
Ter um filho ainda adolescente, tive meu filho com 18 anos, pode ser muito duro, pode ser um corte violento. Vejo tantas meninas gravidas ou com um bebê no colo aqui em Saquarema, que me pergunto como é que as escolas não possuem um forum permante, aberto, sobre sexualidade? Existe algum caminho além do diálogo? Hoje a mulher pode escolher se engravida ou não. Penso na geração da minha mãe quando essa escolha era quase impossível. Tenho quase cem livros, para menos ou para mais, escrever para a criança e para o jovem é uma dádiva e acho que não existe um público mais maravilhoso e participativo.
Meus livros aconteceram por acaso. Porque de btincadeira comecei a escrever poemas para o meu filho Andre Murray. Naquela época tive a sorte de conhecer a Elvira Vigna, que foi minha parceira por tantos anos, tive a sorte de conhecer Antonieta Cunha, mãe do Leo Cunha, que me abriu as portas da editora mais incrível, a Miguilim. O acaso foi desenhando acontecimentos tão maravilhosos na minha vida, foi me dando as pedras mais preciosas
E o que sinto: um agradecimento profundo pelos meus leitores. Devolvo como posso.
Recebo emocionada esse depoimento de Valeria Barros:
"Roseana Murray, sem palavras para expressar o que representou para cada um de nós, da escola Oga Mitá.
Encontro desejado, esperado e realizado ! Mas tudo não terminou aí, na casa amarela, com cheiro de café e gosto de pão quentinho.
Tudo continua, pois sua poesia está escrita em nós.
Foi maravilhoso.
Ainda respiro cada segundo.
Obrigada!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário