domingo, 4 de dezembro de 2011

EQUADOR

Ontem nosso encontro do Clube de Leitura da Casa Amarela foi no sítio de um dos participantes. O cenário era perfeito para discutirmos o livro EQUADOR, de Miguel Souza Tavares. Parecia que estávamos numa das propriedades da ilha de São Tomé: a casa esplêndida, o mobiliário , a mata, a natureza luxuriante. Pavões lançavam seus gritos tornando a atmosfera onírica. Mas a temperatura era amena, não estávamos na África mas sim em Saquarema.
Conversamos debaixo de umas árvores, ao ar livre e começamos com a leitura do poema do Manoel de Barros "O Menino que Carregava Água na Peneira" . Messias leu a "entrada" que o poeta escreveu para a sua Obra Completa da ed. Leya e aí está , em uma página, toda a sua poética.Felipe, que é contador de histórias, leu o poema maravilhosamente bem, e falamos um pouco sobre a belíssima tarefa de carregar água na peneira. Chico leu um poema de sua autoria, cheio de humor. Maria Clara trouxe uma convidada , uma bailarina de Portugal, tão leve que parecia uma garça e que nos presenteou com seu acento português. Angela disse que estragou o livro , pois, muito ansiosa para saber se a história de amor termina bem, leu antes de tudo, o final e ficou arrasada, já não conseguia mais ler o livro. Juan falou sobre o conflito ético entre os dois amigos que vai além do triângulo amoroso. Gil, falou da sua dor e identificação com os trabalhadores escravos, por ser negra, a dor deles era a sua dor.Falamos da teoria do bode expiatório de Renné Girard e como alguém teria que morrer. Maria Clara lembra que não só uma pessoa precisou morrer, mas todo o sistema vigente morreu.Buscamos uma outra saída para o personagem. Haveria outra saída?
Lembramos que a morte já estava anunciada logo no príncipio do livro. E falamos do crescimento do personagem ao longo do livro, como seus ideais vão se tornando a razão da sua vida. Falamos do livro As Cidades e as Serras do Eça de Queiros , da semelhança dos personagens dos dois livros no começo do Equador.
Felipe nos deu um depoimento belíssimo sobre a sua trajetória de leitor a partir do nosso Clube de Leitura. Ele também criou um Clube de Leitura em Duque de Caxias.
Angela e Andréia estiveram presentes com a sua ausência.
O almoço foi servido numa varanda paradisíaca. Comida farta, no fogão de lenha, comida maravilhosa. Novamente estávamos no cenário de uma das roças de São Tomé e nosso anfitrião era incansável em suas delicadezas. Depois fomos até a Capela e demos um passeio pela propriedade que é uma reserva das maravilhas que Saquarema amorosamente guarda em seu interior.
Nosso próximo livro será O Cerco de Lisboa, do José Saramago. E também os Vinte Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada do Pablo Neruda.Nosso encontro será dia 11 de fevereiro.
E para os ansiosos já tenho o livro de abril: A Trégua, do Primo Levi.E o poema Pasárgada do Bandeira.
Ainda temos vagas no Clube. Quem se aventurar, me avise.

5 comentários:

  1. Roseana: que boa mudança de ares..a energia nova revigora,não é? Vou anotando aqui os livros e lendo,estando assim com vocês também.Bom domingo.Beijos leitores e amigos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, foi lindo estar no sítio do nosso amigo. Foi mesmo revigorante!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia querida Roseana,
    Gostaria muito de participar do Clube de Leitura, mas não tenho nenhum dos livros citados pra começar .
    Se alguém puder emprestar ...
    Abs,
    Telma

    ResponderExcluir
  4. Nossa Roseana... esta é uma Ata perfeita. Realmente foi deslumbrante, aconchegante, carinhoso, esse nosso ultimo encontro de 2011. Todos nós precisamos lhe agradecer por ele, pois foi através de você que o mesmo pode ser realizado.
    Agradeça ao Hélio pela gentileza e pelo carinho em nos receber. Foi tudo perfeito. Ele é também um excelente anfitrião.
    Parece que tudo foi pensado nos mínimos detalhes... é só lembrarmos da presença da convidada da Maria Clara que deu um toque refinado no momento da discussão do livro.
    Nada mais tenho a dizer.
    Obrigada por tudo.

    Deixo para todos nós, um poema seu escrito no dia 17 de junho que resume todo o momento do dia de ontem.

    AGRADECIMENTO

    Porque a vida é uma festa
    trágica, alegre ou triste,
    porque a vida é um presente,
    não importa o recheio,
    porque o tempo é caudaloso
    e apaga o próprio tempo,
    porque há sempre alguém que se ama,
    porque o universo é imenso
    e somos apenas uma leve pegada,
    porque somos feitos de sangue,
    ossos, lágrimas e poesia,
    porque cada dia é absurdamente único,
    porque em tudo o que tocamos,
    pele, objeto, coração,
    deixamos nossa tatuagem,
    há que agradecer.
    Postado por Roseana Murray às 08:07

    Beijinhos,
    Angela

    ResponderExcluir
  5. Olá Roseana,
    Agora é pra valer, há um tempinho quero participar do clube de leitura da casa amarela e estaremos nos organizando para o encontro dia 11/02/12. Estou em busca dos livros. O que preciso fazer??Aguardo resposta .
    Participo do clube de leitura Maringá e o livro para fevereiro é Grande Sertão Veredas...

    ResponderExcluir