quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PRESENTES DE NATAL

Nada mais longe do que o "espírito natalino" do que o consumo desenfreado. Não faz sentido. A essência do cristianismo é outra. Jesus se preocupava com temas muito atuais: a discriminação da mulher e de todos os excluídos, a bondade, a aceitação do diferente,o perdão, a compaixão. Dar presentes por obrigação é ridículo, mas é bom presentear quem a gente ama, não só no natal, mas em qualqer ocasião. Dar livros é tarefa das mais agradáveis, pois supõe um certo conhecimento do outro, dos seus gostos, preferências, imaginário. Dar livros de presente é um ato de muito amor, pois há que imaginar a trajetória do leitor que amamos dentro da história, do ensaio, do poema.Não vemos na televisão publicidade de livros, é raríssimo. Talvez os editores não possam pagar ou , mais grave ainda, talvez o livro ainda ocupe na nossa sociedade um lugar subalterno. Para uma pessoa extremamente sensível, um livro de poesia,Lorca, Gullar, Manoel de Barros, Cecília, Hilda Hilst, para um quem goste de cozinhar, um livro da Isabel Allende bem cheio de receitas,para quem gosta de mistério, romances policiais ou Umberto Ecco,para quem gosta de viajar, 1000 dias em Veneza, etc, etc, etc...
Ganhei um livro antiquíssimo e lindo da Maria Clara ,sobre o poeta que amo (e com seus poemas) Jules Supervielle . Por trás do livro há todo o gesto, a busca, e este sim é o maior presente.

2 comentários:

  1. Querida Roseana, também acho que o sentido do natal foi distorcido em prol do capitalismo. O ato de dar presentes é um ato de carinho, deve ser constante e feito por amor e não por obrigação em um determinado período do ano. Trabalho em duas bibliotecas de escolas públicas e adoro o meu trabalho, não só porque posso ler mais, mas, principalmente, porque lendo estou incentivando as crianças a lerem também. Sempre que vão às bibliotecas, elas me pedem dicas de livros que possam ler, e eu as repasso com muito carinho. Quando reconto as histórias que leio, vejo em seus olhos um brilho e a curiosidade, vontade de saber mais. Assim já consegui conquistar muitas leitores nessas escolas.
    Um grande abraço e Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  2. Cleyde, desculpe o atraso na minha resposta. Tomara que você a receba. Mil beijos e obrigada por compartilhar comigo!

    ResponderExcluir