terça-feira, 17 de abril de 2018

GENTE ESQUISITA

Quando li "Mulheres que correm com os Lobos" da Clarissa Pinkola Estes, na década de 90, fiquei muito impactada com muitas coisas.
Por exemplo: ela diz que os outros sabem quando você é uma pessoa autêntica, quando você é você. E sentem-se bem ao seu lado.
Em nosso Identidades: Atelier Poético Psinalítico, William Amorim leu um texto da Clarice Lispector onde ela fala maravilhosamente sobre o tema: Se eu fosse eu.
Acontece que é muito difícil ser o que se é mesmo.
Ê muito difícil que a tua fala, a tua vida e teu corpo estejam em sintonia, dizendo a mesma coisa.
Isso é um trabalho de anos. Clarice dizia mais ou menos isso ( não sei se alguém me contou ou se li em algum lugar):
Tem gente que costura para fora. Eu costuro para dentro.
De tanto costurar para dentro, sou apaixonada por pessoas que são elas mesmas. Que deixam sua singularidade aflorar. Sou apaixonada por gente que é meio fora da norma, do rebanho. Gente esquisita.
A Elvira Vigna sempre me dizia: - "Você é muito esquisita." Para mim era um elogio melhor do que se me dissesse: Você é tão doce, bonita, etc, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário