sexta-feira, 3 de agosto de 2018

EM BRANCO E PRETO

Meu pai teve durante muitos anos uma depressão severa e algumas vezes me disse o quanto sofria.
Talvez a vida para ele fosse em branco e preto com pinceladas de cinza.
Como separar a tristeza da depressão é tema para entendidos.
Mas sei que com tristeza se pode fabricar muita coisa, mas com uma depressão séria a existência fica difícil.
Vivemos no melhor ou no pior dos mundos? Já foi muito pior, certamente, mas hoje a felicidade e a juventude são artefatos obrigatórios e isso pode gerar muita infelicidade.
Fiquei maravilhada quando as professoras do meu último encontro do Café, Pão e Texto, me contaram que na sua UMEI Áurea Pimentel de Menezes, em Niterói, as criancinhas bem pequenas tinham aulas de sentimentos. Criança também fica triste. Também tem sensação de abandono, medo, insegurança.
Ter aula de sentimentos é maravilhoso. É maravilhoso saber que os sentimentos possuem todas as cores e não são em branco e preto. E poder lidar com isso. E pedir ajuda e se deixar ajudar quando for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário