sexta-feira, 10 de julho de 2009

CAFÉ LITERÁRIO



A PROFESSORA

Com sua lanterna de abrir o céu,
de iluminar as profundezas do mar,
a professora soletra nosso pequeno
coração.

E todos os dias,
diante de nossos olhos
assombrados,
ela costura o passado e o futuro,
desembrulha
os segredos do universo.

Artes e ofícios, ed. FTD

Quarta-feira passada, dia 8 de julho, tivemos nosso Café Literário. Aguardo ansiosa a crônica do Professor Latuf, o nosso escriba oficial, porisso deixo para ele a tarefa de contar tudo o que aconteceu aqui na bela manhã de julho. Mas queria falar da felicidade que sinto quando vejo professoras e alunos misturados, envolvidos com o texto. Mais uma vez contei do livro que estou terminando de ler, A sociedade literária e a torta de casca de batata, de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows, ed. Rocco. A sociedade literária do livro foi formada por não leitores, não vou contar o motivo, deixo para vocês descobrirem lendo o delicioso livro. Mas, este fato confirma a minha intuição de que criar Clubes de Leitura nas escolas para os professores seria uma maneira maravilhosa de incentivar a formação de novos leitores. Um professor(a) leitor(a) faz toda a diferença. Estou tentando passar a idéia para a Secretaria de Educação aqui em Saquarema, eles são incríveis e acreditam nas boas idéias. Uma aluna falou aqui na roda de leitura: "ler para mim é coisa sagrada" ! Um professor apaixonado passa adiante a sua paixão. Imagino que as escolas poderiam criar os Clubes de Leitura e fazer um jantar no final de cada mês para que todos discutissem juntos os livros lidos. Comida faz com que os afetos circulem.
Hoje, com toda a tecnologia, o papel do professor é ser parceiro, é ir junto, é abrir o coração dos seus alunos para a criação, o pensamento e as emoções. Ontem o Colégio estadual Oliveira Viana me chamou para uma homenagem , em Bacaxá, Saquarema. Leram vários livros meus e fizeram interferências nos meus poemas, declamaram dramatizando, pintaram telas, etc. Mas o que me contou a professora me deixou muito emocionada: eram alunos da nona série, já adolescentes, e no começo não conseguiam entender os poemas, mas de repente, com a ajuda da professora, leitora apaixonada, entraram na poesia, uma porta se abriu e o que aconteceu foi um jorro de emoção, uma catarsis. Foi uma avalanche de sentimentos. Só uma professora leitora, cuidadosa , parceira e paciente, poderia ter conseguido o milagre. Sai da escola com uma bromélia lindíssima, poema vivo, presente maravilhoso, e a certeza de que a poesia acende nossos corações.

2 comentários:

  1. Querida Roseana,
    As suas poesias, as imagens que elas aquarelam a minha imaginação acendem o meu coração. A sua lanterna está abrindo um céu de possibilidades criativas, está iluminando as profundezas do meu ser criador, do meu ser sensível, do meu ser humano.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Wânia, fico muito muito feliz em saber. Obrigada, Roseana

    ResponderExcluir