terça-feira, 28 de julho de 2009

FRASES TÓXICAS



FRASES AMOROSAS

Uma psicanalista francesa, não lembro o nome, falou (em um programa na TV 5 )sobre frases tóxicas. Aquelas frases terríveis que muitas crianças ouvem: "Você não sabe fazer nada direito"! "Que menina mais desastrada!" "Você faz sempre tudo errado"! "Teu irmão faz tudo muito melhor!"
Essas frases, como um veneno mortal e lento, vão ao longo dos anos agindo em nosso psiquismo, minando nossa auto-estima e nossa imagem interior fica frágil, estilhaçada.
O antídoto? Frases amorosas. Frases que nos empurrem suavemente em direção à vida como um vento perfumado e benfazejo. Frases delicadas, gentis, que nos abram as portas do universo. Frases amorosas que serão o nosso passaporte para a felicidade.

4 comentários:

  1. Olá querida Roseana, como vai?

    Bela reflexão! Suas palavras me fizeram lembrar de um livro que li de um psicólogo (também não me recordo o nome), mas tal livro chama-se "A Carícia Essencial: uma Psicologia do Afeto", nesta obra o autor fala das carícias negativas, as quais são estas "frases tóxicas" que você citou... e segundo o autor, as pessoas que são criadas com as carícias negativas, quando chegam na fase adulta só vão reconhecer as outras carícias negativas, ou seja, elas não conseguem reconhecer outra forma de amor, de afeto... muito triste... mas eu acredito no ser humano e tenho esperança que um dia o nosso mundo será recheado de "frases amorosas"!

    Beijos!


    Ana Carolina Braga.

    ResponderExcluir
  2. Adorei teu comentário Ana, precisamos ser disseminadores de frases amorosas! Beijos, Roseana

    ResponderExcluir
  3. Ola Roseana, sou professora e amei sua colocação sobre os tipos de frases. Creio que palavras tem poder e meu vocabulário com meus alunos são cheios de "frases amorosas". O mundo será sempre belo se pudermos embelezá-lo com palavras boas e boas ações.

    ResponderExcluir
  4. Lu, você tem toda a razão. Nós, os amorosos, mudaremos o mundo! Roseana

    ResponderExcluir