sexta-feira, 23 de outubro de 2009

RECEITA DE PÃO

Hoje foi o nosso Café da Manhã Literário, cheio do professores e alunos, cheio de convidados. Foi lindo mas eu deixo a crônica para o Prof. Latuf... Em breve estará no site. Fiz bolos e pães recheados e foi unânime: todos me pediram para colocar no blog a receita do pão. Para isso viajo no tempo: aprendi a fazer pão com a Dona Maria, minha grande amiga de quase 90 anos, em Visconde de Mauá, quando morei lá na década de 70. D.Maria fazia muitos quilos de pão e vendia e dava para os amigos. A gente chegava lá na sua cozinha e ela abria o armário grande, antigo, pesado e tirava um pãozinho lá de dentro que era oferecido com uma xícara de café. Assim aprendi, olhando. Eu passava muitas horas na cozinha da D.Maria, pois ela contava coisas lindas e tinha uma sabedoria imensa. Ela fazia pão com muito amor e nenhuma medida, era tudo inventado a cada pão. Eu também faço tudo sem receita, portanto as medidas são todas aproximativas. De qualquer maneira acredito que pão a gente só aprende a fazer olhando, mas enfim, lá vai:

RECEITA DE PÃO

é coisa muito antiga
o ofício do pão
primeiro misture o fermento
com água morna e açúcar
e deixe crescer ao sol

depois numa vasilha
derrame a farinha e o sal
óleo de girassol manjericão

adicionado o fermento
vá dando o ponto com calma
água morna e farinha

mas o pão tem seus mistérios
na sua feitura há que entrar
um pouco da alma do que é etéreo

então estique a massa
enrole numa trança
e deixe que descanse
que o tempo faça a sua dança

asse em forno forte
até que o prefume do pão
se espalhe pela casa e pela vida

in Receitas de olhar, ed. FTD , 1997

Agora as quantidades e o recheio: para fermento molhado , um tabletinho para mais ou menos um quilo de farinha; para fermento seco um pacotinho em pó.
Mais ou menos uma xícara de óleo, um pouquinho de sal, uma xícara de queijo parmesão misturado na massa. O recheio pode ser muzzarella, cebolas refogadas no azeite com azeitonas pretas, presunto, etc...

O pão quente com azeite espanhol é o paraíso. Bendito seja meu amado Juan Arias que me introduziu no Reino dos Azeites.

Um comentário:

  1. A palavra "perfume" na última estrofe está escrita de maneira incorreta.

    ResponderExcluir