domingo, 15 de novembro de 2009

GARÇAS

Ontem pela manhã recebi um lindo presente: a E.M.Orgé Ferreira em Itaúna, Saquarema, realizou um concurso de declamação com meus poemas, idéia da professora Maria Clara. Foi tão bom escutar os poemas com as vozes das crianças e jovens. A escola escolheu um poema do meu livro Fruta no Ponto para a sua campanha anti bullying, e é urgente que cada escola fique atenta para este tipo de violência que não necessariamente é física, pode ser apenas psicológica e deixa danos algumas vezes irreversíveis. Seria interessante uma campanha assim em todas as escolas. geralmente o alvo é alguma criança ou jovem mais tímido, mais fraco fisicamente ou até mesmo alguém que se sobressaia por suas notas ou inteligência. É intolerável que um ser humano humilhe outro ser humano.

Ontem a Secretaria de Educação, junto com a Prefeitura, inaugurou a segunda Feira Cultural de Saquarema, com a presença de artesãos, produtores locais, grupos de dança, teatro e poesia, a Colônia de Pescadores com seus quitutes, os pintores de Saquarema, etc... É lindo ver o povo na praça com a lagoa ao fundo e a Feira continua hoje a partir das 14hs. Conversamos ontem com a Secretária de Educação, Ana Paula, e ela ficou entusiasmada com o Festival de Outono para o ano que vem, acontecerá junto com a Feira, ou melhor, a Feira estará dentro de Festival de Outono.

Hoje bem cedinho de manhã fui até a praia. Seis filhotes de garça pescavam na beirinha da água. Não é preciso mais do que um punhado de garças e um horizonte para entender o que é poesia.

4 comentários:

  1. Ora, Roseana, obrigada a você pelo presente de sua poesia, pelos livros doados para premiação de nosso concurso de declamação, pela sua presença.
    O amadurecimento do processo de leitura através de sua poesia, por todos os alunos, de quarto a nono anos em nossa escola, visou, dentre muitas outras coisas, a inaugurar uma nova forma de homenagear seu trabalho, para além do fato familiar de receber a figura ilustre que você representa, de sermos recebidos por você em sua casa mensalmente, a que educadores e alunos já estamos acostumados aqui em Saquarema. Você, tão amiga da Educação, há tanto tempo!
    O objetivo desta vez foi fundamentalmente "usar" a sua poesia para exercícios de leitura, para campanha de amizade contra o bullyng, para desenvolver afetos, formando e reformando velhas ideias sobre o que é ler, sobre as emoções que nos provoca, provoca nos outros - coisas que só vamos aprendendo a reconhecer melhor quando lemos juntos, em voz alta - para os outros.
    a coisa toda se passou como insistiam em dizer os alunos nos ensaios dos poemas que escolheram para participar do concurso de declamação:
    Bom dia, eu sou fulano de tal e
    vou "declarar" um poema de Roseana Murray...
    (Sinômimos de declarar: atestar, jurar , professar, anunciar, asseverar, dizer...)
    Vou te dizer, Roseana: esta foi a minha melhor ideia pedagógica este ano. Um beijo, Clara.

    ResponderExcluir
  2. O comentário acima é da Professora Maria Clara. como ela não conseguiu postar, coloquei por ela.

    ResponderExcluir
  3. Olá, minha querida Roseana... estava me deliciando com seu blog. Tantas experiências literárias, as idéias "pipocam" !!!
    Fiquei sem internet quase dois meses, é incrível como sentimos falta do contato de pessoas queridas, as quais esta imensa rede nos permite a "ilusão" de estarmos próximos!

    Bem, estou de volta e sei que ainda na dívida das fotos e dvd com nosso filme, mas em breve você receberá em sua casa, pelo correio, ou quem sabe pessoalmente, quando eu for passar um feriadão em Araruama, deixo aí com você e Juan, ou se estiverem viajando, com Vanda e Samuel.

    Um grande abraço a todos.
    Lourdes (E M Pedro Paulo da Silva - Stª Cruz da Serra - Duque de Caxias)

    ResponderExcluir
  4. Lourdes, venha passar um dia com a gente!!! Estamos esperando, é só avisar. E beije as crianças por mim! Roseana

    ResponderExcluir