quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A CASA ENCANTADA NO BOSQUE ALEMÃO

Ainda estou em Curitiba e muito impactada com o encontro de ontem. Falei para uma platéia repleta e nosso entendimento foi total. Reencontrei uma grande amiga dos tempos do Proler: Gloria Kirinos, poeta maravilhosa. Almoçamos com a Marina Colasanti, sempre espirituosa e linda.

Depois do almoço me levaram a um lugar fantástico: o Bosque Alemão. É um bosque de verdade, maravilhoso e aí dentro há uma casa feito a casa da bruxa de João e Maria . No caminho para a casa há uma série de azulejos contando a história. A casa é uma biblioteca. A mais acolhedora biblioteca que já vi. A professora-contadora de histórias recebe os visitantes vestida de bruxa. Quando cheguei havia uma turma de pequenininhos sentada no chão, maravilhados. O nome verdadeiro da "bruxa" é ADELFE, mas o nome falso é Bruxa Nani: convenhamos, o nome verdadeiro é que parece nome de bruxa! A biblioteca recebe , além de escolas, menores infratores e grupos de idosos e também visitantes comuns que não estão em nenhum grupo. Como toda biblioteca de bruxa, a Casa Encantada tem uma gata preta que mora na casa e se chama Januária. Ela já tem 14 anos e é afetuosíssima. Adelfe me conta que uma vez, ao receber um grupo de menores infratores, a menina mais problemática, (já havia tentado o suicídio), ao terminar a sessão, lhe pediu por favor que contasse a história da Cinderela. Adelfe ou Bruxa Nani tem um caldeirão imenso que recebe chupetas, mamadeiras e fraldas de crianças que já querem crescer. Tudo isso vai para reciclagem para ajudar algum projeto social.
Na saída nos sentamos no Café do Bosque e comi uma torta de maçã. A vista daí de cima é alucinante. Eu se fosse Adelfe me mudava de vez para a Biblioteca Casa Encantada.
Mas a magia não terminou por aí. Fui visitar a Escola Municipal Nympha Peplow. A biblioteca da escola é maravilhosa, acolhedora e quando entrei um grupo de alunos de uns 8 ou 9 anos estava sentado no chão, sobre os tapetes , ensaiando. Eles são do turno da manhã, mas um dia da semana eles contam histórias para a turma da tarde. No pátio, fora da biblioteca, há um cantinho de leitura, com tapetes e almofadas e tb uma estante de livros e revistas. Eles contaram uma história ótima, dramatizada, super ensaiada. São eles que escolhem a história. O grupo ouvia maravilhado. A escola , todas as quartas-feiras, faz um Dia de Poesia, onde as turmas declamam poemas no pátio. Além disso a biblioteca é aberta aos pais e todo mês pais e alunos recebem um diploma de melhor leitor: eu vi o diploma, é lindo! A escola também tem uma sacola de livros que os alunos levam para casa por 3 dias, recheada de livros e revistas para ler com a família. As idéias sãio tão maravilhosas e originais que precisam urgentemente ser copiadas! Vou dar o link para a escola:
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php.portal=295

Vou embora depois do almoço, exausta, mas cheia de felicidade.

8 comentários:

  1. Puxa, quanta coisa boa e bonita tem o nosso país. Mas existem, por que, existem pessoas que ainda se preocupam sinceramente com o ser humano.
    Eu posso imaginar , sendo escritora e poeta o que sentiu com esse contato. Posso imaginar a tarde enriquecedora que você teve aí.
    Quanta magia a leitura guarda... nos faz viajar por lugares que só a nossa memória guarda por séculos.
    Obrigada,Roseana,novamente por suas viagens.
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Amei o Encontro de Bibliotecas de Curitiba. Foi fantástico!!!!! Você é fabulosa. Quando encontrei meus alunos e contei que ouvi você falar bem de pertinho, pude perceber que seus olhinhos brilhavam.Foi uma manhã inesquecível.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza entre todas as visitas,que tivemos você foi uma das mais ilustres nunca pensei que a autora de varios livros que utilizo nas contações de historia estaria um dia na minha frente ,é realmente neste mundo magico,tudo é possivel,gostaria muito de agradecer por sua presença no Encontro das Bibliotecas de Curitiba,e sua visita ao BOSQUE ALEMÃO,até a proxima desta vez trazendo consigo seu neto...BJS Adelfe {Bruxa Nani}

    ResponderExcluir
  4. Foi impactante conhecer a Casa Encantada. Obrigada por me envolver nos fios da tua magia, Adelfe.
    Foi maravilhoso estar em Curitiba diante de uma platéia lotada de professores e receber tanto amor.
    muitos beijos, Roseana

    ResponderExcluir
  5. Querida Roseana
    Que grande alegria ouvi-la em Curitiba, num encontro embalado pelo eco da sua poesia pronunciada com voz e versos deliciosos. Eu adorei!
    Sou contadora de histórias no Bosque Alemão nos finais de semana e minha personagem chama-se Bruxa Mila, aquela do vestido alaranjado no painel das fotos. São momentos de encantamento em que crianças e adultos, de olhos brilhando, sentem as histórias criarem paisagem na imaginação. E eu, alimento-me deste encantamento. Não é a bruxa que faz mágica no caldeirão. É a assistência com sua vontade de viajar no tapete mágico das histórias que faz tudo se transformar. E a literatura é o ingrediente essencial. Uma delícia ter ao alcance das mãos repertório tão colorido quanto o proporcionado pelos seus livros.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Nós sim, profissionais da Educação de Curitiba é que estamos impactados, encantados, maravilhados e com maior conhecimento depois da tua presença. Volte! Temos mais 170 bibliotecas escolares municipais semelhantes a que vc conheceu. Temos outros bosques com outras bruxas,fadas,bonecas. Temos ainda mais de 140.000 alunos e mts com vontade imensa em conhecer a "dona dos encantamentos". Vc. Colasanti, Confortin,Kirinus,Rosi Greca, João Bello, Capelleto, Adélia e todos os outros só confirmaram: Ler é bom demais! É possível ensinar-aprender, despertar, conhecer com alegria e encantamento

    ResponderExcluir
  7. Queridas bruxas: obrigada pelo maravilhoso depoimento e pelo carinho de vocês!!!!!!!!!!! Foi uma linda experiência estar em Curitiba.Beijos enfeitiçados.

    ResponderExcluir