sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DIA DO PROFESSOR E DIA SEGUINTE



Hoje é Dia do Professor. Alguns professores inesquecíveis:

Uma professora de hebraico cujo nome não lembro. Eu tinha 10 anos e depois de estudar os 3 primeiros anos na Escola Municipal Francisco Manuel, no Grajaú, R.J, meus pais me colocaram numa escola judaica. Ela fez com que eu recuperasse os anos perdidos e alcançasse a turma. Seu carinho por mim era inesgotável. Era gordinha e tinha cheiro de biscoito doce.
A professora Rosa Herman que me acompanhou em todo o "ginasial" e me apresentou ao poeta Vinicius de Morais .Ela me incentivava a escrever. Eu a amava. As duas já partiram. Mas vivem em algum lugar dentro de mim.
Um professor de história no Instituto Lafayette que me levou até os poetas gregos e fez com que eu descobrisse Safo. Lembro de cada gesto seu, mas não lembro do seu nome. Era professor de História Antiga.
Mitzi, professora de francês, também do Lafayette, quando eu fazia o "Clássico" , que ao entrar na sala no primeiro dia de aula sem falar uma palavra de português, fez com que eu me matriculasse na Aliança Francesa no dia seguinte! Mitzi era engraçada, espontânea e em todas as aulas nos fazia sonhar com Paris. Para cada um tinha uma palavra mágica. Ela me marcou muito.
Revejo estes professores como se estivessem na minha frente, com seus gestos e trejeitos. E mais de 45 anos já se passaram!

A PROFESSORA
Com sua lanterna de abrir o céu,
de iluminar as profundezas do mar,
a professora soletra nosso pequeno
coração.

E todos os dias,
diante de nossos olhos
assombrados,
ela costura o passado e o futuro,
desembrulha
os segredos do universo.

in Artes e Ofícios, ed. FTD


Imaginar o dia seguinte dos mineiros chilenos é um exercício complicado: voltar para a família depois de ter sido enterrado vivo , como será? Como será administrar os sentimentos? E administrar a fama, as ofertas milionárias? Nós humanos somos animais curiosos e gostaríamos de saber tudo com todos os detalhes. Gostamos de olhar pela janela a casa dos outros e gostamos de saber da vida dos outros. Nos envolvemos. A nossa vida é também o que acontece com os outros. Não é por acaso que os reality shows fazem tanto sucesso, as novelas, os romances...

O Presidente do Irã, Ahmadinejad, bota lenha na fogueira. No Líbano, pertinho de Israel, prega a guerra e o ódio. Destrói a história negando o holocausto. A paz entre israelenses e palestinos fica vez mais distante.

6 comentários:

  1. Acompanho seu blog há tempos...hoje resolvi comentar. Adoro todos os posts! Sou professora e faz pouco tempo você esteve em nosso mural.Mostrei este blog aos estudantes para provar que você é de carne e ossos...rs! Lemos seus poemas e eu queria enviar para você um vídeo dos estudante recitando alguns. Eles e elas são crianças da periferia da cidade Contagem, Minhas Geriais, que por pura influência minha adoram poesias e poemas.
    Continue a sua caminhada, pois seus caminhos de letras resplandecem aos nossos olhos, boca e espirito.
    Abraço!
    Kelly

    ResponderExcluir
  2. Caramba, kelly, que mensagem mais maravilhosa!!! Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Roseana

    Tambem fui do La-Fayette e era apaixonado pela Mitzi que me expulsou de sala no primeiro dia de aula no terceiro ginasial. Dai em diante, com as musicas como Aline e Tous Les Garcons fui estudar frances. Gostaria muito de saber noticias ou ao menos o nome todo dela.

    ResponderExcluir
  4. Não sei o nome todo dela, mas ela está bem viva na minha frente, magra e elétrica!!! Ela também me deu zero numa prova, porque faltei para ver um eclipse do sol na praia.Saber que voc~e foi aluno da Mitzi me emociona.Também amo Tous les garçons et les filles...

    ResponderExcluir
  5. Lindíssimo esse texto "A PROFESSORA"; também poderia se chamar "LATUF"...
    Sempre me emociono tanto com seu blog, Roseana!!...

    ResponderExcluir