sexta-feira, 29 de outubro de 2010

FINAL FELIZ

Quem não gosta de um final feliz? Acho que até o mais empedernido pessimista.
A história verdadeira das irmãs russas, Vlada e Senia , adotadas por nossos sobrinhos Guillermo e Enka, depois de três anos de tortura teve um final muito feliz, com um restinho de crueldade nos últimos dias, claro. Guillermo e Enka chegaram na cidadezinha no meio do nada com vinte graus abaixo de zero para buscar as meninas no orfanato numa quinta-feira. Elas são entregues sem nenhuma roupa, nem calcinha. Já estava tudo combinado, elas seriam entregues junto com os passaportes e eles embarcariam para Moscou na sexta-feira e para a Espanha no sábado. Mas os funcionários não resistiram e entregaram as meninas sem passaporte. Acontece que eles levaram roupas para dois dias e tiveram que ficar num hotel quatro dias, dentro de um quarto, sem poder sair, por causa do frio. Retiraram a intérprete. As irmãs, que estavam em orfanatos separados , uma com cinco anos e a outra com três, nunca conviveram e estavam enlouquecidas de ciúmes uma da outra. Não podiam comprar roupas para elas, pois no vilarejo não há lojas! Mas, felizmente entregaram os passaportes na segunda-feira, puderam ir para Moscou e na terça para a Espanha.
Ontem telefonamos e a alegria deles era do tamanho do mundo. As meninas estão radiantes com tudo, já brincavam com os primos, cada um falando a sua lingua. As duas já se entendem sem nenhum problema, a maior já protege e cuida da menor.

Maria Neuza, minha leitora , criou um blog maravilhoso, não deixem de visitar, o link está aqui mesmo, mulher de asas.

Ontem vi um documentário fantástico na TV5 sobre os casamentos entre pessoas de nacionalidades diferentes. O choque cultural, a adaptação e às vezes até a ruptura embora o casal se ame. Todos foram unânimes: para que o casamento funcione cada um tem que mergulhar na cultura do outro. Quando eu e Juan começamos a namorar entrei num curso de espanhol e li Don Quijote no original. Hoje sou apaixonada pela Espanha, e Juan é quase mais brasileiro que espanhol. Eu adoro comida espanhola e ele adora feijão com arroz. A comida é um fator importantíssimo, pois comida é raíz, é casa de mãe, é infância.

Quem quiser visitar a escola para onde vou em Joinville é fácil: http://escolahermanmuller.blogspot.com/ O trabalho deles com hortas e jardins é maravilhoso.

5 comentários:

  1. Roseana: comemoro com vc o final feliz da história das duas irmãs russas: a paciência vence qualquer obstáculo.Parabéns aos seus sobrinhos!Boa viagem pra vc...que Joinville te receba como vc merece.Beijos tietes.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Maria Neuza. Obrigada sempre pelo carinho!

    ResponderExcluir
  3. Roseana querida ... leio esse post com alegria e comemoro tantos finais felizes !Néao acredito em coincidências, mas ler essa coisa de "final feliz" hoje foi uma coincidência e tanto... Compartilho com vc o meu ultimo post: um final-começo feliz tbm ! Acho que vc vai reconhecer o titulo do post ... rs - www.iaratap.blogspot.com

    Beijos felizes,

    Iara

    ResponderExcluir
  4. é o post que fala de você ter conseguido um papel no espetáculo de sapateado, Iara? Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Final feliz sempre alegra meu coração.
    congratulo-me com seus sobrinhos desejando muitas
    alegrias com suas filhas.
    Sônia, uma fã que te conheceu através de
    Maria Neuza.

    ResponderExcluir