segunda-feira, 21 de novembro de 2011

EVELYN ME CONTA e OUTRA HSTÓRIA

Evelyn, minha irmã me conta: lá no seu atelier , em Visconde de Mauá, na sala-loja, há um cesto de palha com muitos dos meus livros. Uma mulher viu meus livros e perguntou de onde ela me conhecia, já que ela usava meus poemas. Evelyn disse que era minha irmã e ela respondeu que lia meu blog todos os dias e então esta era a Evelyn que se mudou para Mauá! e quando foi apresentada ao Luis, ela disse: "este é o teu amor mexicano!!!" O blog se materializava ali, na sua frente, as palavras ganhavam corpo, pele e osso e como num filme , ela estava dentro do meu texto. Que maravilha!
Então me lembro de quando fui a Lanzarote com o Juan para uma semana de entrevistas com o Saramago. Eu amava seus livros e numa das épocas mais difíceis da minha vida , Blimunda era minha estrela-guia, minha mulher ancestral, ela me guiava pelos escuros labirintos. Nunca pude imaginar que um dia iria conhecer o Saramago em sua própria casa.De repente tocávamos a campainha da sua casa e meu coração parecia uma gazela disparada . Uma mulher lindíssima veio nos receber, toda vestida de branco e descalça. Era Pilar por quem sinto um amor imenso. De repente estávamos no estúdio do Saramago ouvindo o grande escritor, em carne e osso, falar sobre sua vida, sua infância, sua obra. Eu estava então dentro dos seus livros como se também fosse personagem! O livro do Juan é lindíssimo , O Amor Possível, ed. Manati. Eduardo Galeano fez um mini conto a partir de uma das suas histórias.
Agora estou lendo um livro belíssimo da Elisa Lucinda onde ela conta do Saramago na platéia onde seus alunos falavam poemas do Fernando Pessoa. As histórias se entretecem. O livro se chama A Poesia do Encontro, Elisa Lucinda e Rubem Alves, ed. 7 Mares. O livro deveria ser leitura obrigatória para todos os professores. Então a educação mudaria radicalmente de rumo e a poesia inundaria todas as escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário