quinta-feira, 14 de junho de 2012

EQUILÍBRIO

Maria José , minha sobrinha que veio de Granada, hoje vive o seu último dia completo em Saquarema. Amanhã volta para a Espanha. Estes dias conversamos muito sobre o equilíbrio que é preciso buscar numa hora tão difícil como a que a Espanha está vivendo, onde os espanhóis estão constantemente com a sensação de um terremoto debaixo dos pés. Estão todos com muita raiva, com muito mau humor, defendidos contra o outro como se estivessem em guerra. É preciso encontrat o ponto de equilíbrio entre tantas forças antagônicas, tantas correntes submarinas dentro do ser. Há que se ter otimismo, apesar da crise, há que acreditar na força da arte e que é possível viver de outra maneira, voltar a um tempo mais simples. Ela nos diz que sai de Saquarema mais forte. Maria José e seu marido possuem uma terra onde cultivam hortas orgânicas. Formaram uma associação e em breve poderão vender seus produtos. Ela toca contrabaixo numa banda de rock onde seu marido é vocalista. Há muitas fontes de alegria na vida de cada um e em momentos difíceis é preciso encontrá-las. Menos às vezes é  mais.

3 comentários:

  1. Ha! Eu fico sempre impactada quando alguém vai embora, ou melhor, se despede. Mas desejo para ela uma excelente viagem de volta aquele país musical, lindo, colorido, apaixonado e, sobretudo vibrante.
    Tenho certeza que de repente algo muito bom vai acontecer com a "velha" Europa. Talvez seja um período de muito pensar, quem sabe se sai dessa crise toda, desse enfraquecimento pessoal, uma idéia brilhante?
    A arte sempre foi uma forte estratégia de luta.
    Pablo Picasso já dizia:
    1. Sou categórico ao afirmar que jamais considerei a pintura como simples arte do agradável, da distração; eu quis, pelo desenho e pela cor, uma vez que eram estas as minhas armas, penetrar sempre mais no conhecimento do mundo e dos homens, a fim de que esse conhecimento nos libere a todos cada dia mais... Agora compreendo que isso só não é suficiente; esses anos terríveis de opressão me demonstraram que devo combater não somente através da minha arma, mas de todo o meu ser.
    Boa viagem para a sua sobrinha.
    Beijinhos Roseana.

    ResponderExcluir
  2. Lindíssimo, Angela, lindíssimo. Obrigada e Maria José manda um beijo.

    ResponderExcluir