sexta-feira, 8 de junho de 2012

QUE LIVRO ABALOU O SEU MUNDO?

Tenho entre as mãos um livro muito interessante que se chama 10 LIVROS QUE ABALARAM MEU MUNDO, ed. Casa da Palavra e 10 autores falam do "seu" livro.
Muito cedo, quando era criança, um livro abalou o meu mundo. Eu teria uns 8 ou 9 anos e era uma aventura. Não me lembro o seu nome nem o autor, mas com este livro descobri que também podia ser um menino, pois o personagem principal era um menino, na pré-história, de 12 anos. A sua tribo havia ido embora para outro lugar, fugindo do inverno. Seu pai havia adoecido gravemente e sua mãe não quis abandoná-lo. Ficaram sozinhos os quatro, pois havia um irmão menor. O pai morreu um pouquinho antes da chegada do inverno e a tribo já estaria muito longe, mas a mãe resolveu correr o rico e partir. O menino agora teria que ajudar a proteger a sua família. Eles passam por muitas e muitas aventuras perigosíssias e no final do livro conseguem encontrar a tribo. Eu ERA o menino. Eu estive lá na pré-história. Morei lá, claro, eu era o menino. Era uma emoção tão violenta descobrir isso, bastava entrar num livro e já estava morando em outro lugar!!! Então logo depois passei a viver no Sítio do Pica-Pau Amarelo . Vivi no Sítio até a adolescência.

2 comentários:

  1. O LIVRO QUE ABALOU O MEU MUNDO

    O livro que abalou o meu mundo, ainda na infância ou pre-adolescência, pelos idos de 1967, foi um livro enorme (na minha visão da época) de capa dura e com uma imagem impressionante ilustrando a capa –um gênio da lâmpada de dentes infinitamente grandes,,, duas argolas nas orelhas, unhas que lembravam garras e uma criança (o protagonista da história) sentada na sua mão esquerda. O LADRÃO DE BAGDÁ, de Elos Sand, da Melhoramentos, uma das histórias de As Mil e uma Noites. É uma encantadora história de príncipe, princesa, criança, bandidos, ladrões, gênios, viagens mirabolantes... Como eu sonhava me apossar do “olho que tudo vê”! Eu viajava pelos lugares mais perigosos da história, voava no tapete voador, numa aventura sem fim. Depois dele, vieram os outros da coleção OBRAS CÉLEBRES, da qual ele é o de número 25. Desde então, meu caso de amor com os livros... com as histórias... encantamentos... sonhos... desejos... tornou-se a cada dia mais íntima... profunda... passional... Ganhei de presente da diretora de minha escola – Grupo Escolar Dom Abel, na Cidade de Goiás (pelo primeiro lugar obtido na 4ª série). Ainda o tenho comigo, bastante conservado. Um amuleto! Mostro aos meus alunos sempre que inicio trabalhos de leitura literária com turma nova.

    ResponderExcluir
  2. Que depoimento maravilhoso, eu tb amava as Mil e Uma Noites! Obrigada por me contar!

    ResponderExcluir