segunda-feira, 8 de julho de 2013

UM CONTO

Vou contar um conto . Hoje um pedaço e amanhã termino. Este conto está no meu livro Território de Sonhos da ed. Rocco e nasceu da minha paixão por um livro. Paixão violenta.

PALAVRAS

Bella é seu nome. Viveu no começo do século XX, numa pequena cidade chamada Vitebsk, na Rússia. Tenho um livro nas mãos. Sua capa é azul e se chama "Luzes Acesas". O livro foi escrito por Bella Chagall e é todo ilustrado em bico de pena pelo próprio Chagall. Ao abrir o livro, o texto mais delicado de que se tem notícia me agarra pelos cabelos e me leva para junto de uma criança, Bella. Estamos juntas num trenó, embora ela não me veja. Descemos encostas íngremes cheias de neve, é noite. Sem saber, Bella me conduz tão grudada em sua pele, que já não se distingue quem é a leitora e quem é a escritora. Entramos numa casa de banhos rituais. Quando voltamos, Bella tem sono e eu também. Fecho o livro. Dormimos as duas: ela, viva novamente. Mais tarde, com Bella, atravesso a ponte da cidade rumo à casa de sua amiga Théa, onde ela conhecerá seu único e grande amor, Marc Chagall. Assisto a festas, casamentos, juntas viramos a cidade pelo lado avesso. Enquanto leio, somos uma, nosso coração bate em uníssono. Vejo Chagall pintar o quadro "O Aniversário". Bella havia enchido a pequena casa do pintor de tapetes e flores e com um buquê nos braços sairam os dois voando pela janela.
As palavras de Bella me enfeitiçam, me transformam. Ela faz de mim a ouvinte da sua vida tão breve, a ouvinte de seus segredos. Espectadora dos seus sonhos, eu a vejo encher cadernos e cadernos em sua lingua natal, para que um dia travessassem o tempo e chegassem às minhas mãos.

                         CONTINUA AMANHà

2 comentários:

  1. ROSEANA. BOA TARDE. LÍ O LIVRO DE BELLA CHAGALL, É LINDÍSSIMO,MESMO.DELICADO,UM BISCUIT.
    E AMO A OBRA TODA DE CHAGALL.VISITEI RECENTEMENTE UMA EXPOSIÇÃO DELE EM PARIS, EMOCIONEI-ME. ABRAÇOS, ELIANA MIRANZI, UBERABA, MG.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha!!! Muito bom dividir este amor contigo! Obrigada por me contar.Beijos

    ResponderExcluir