segunda-feira, 9 de outubro de 2017

PASSEIO DE DOMINGO

Nosso programa de domingo é simples e magnífico.
Caminhamos, eu e Juan Arias, pela orla até a Padaria da Ponte. O mar está calmo. Parece um lago. A temperatura foi fabricada no paraíso. O vento é uma caricia e o azul nos envolve. São dois quilômetros de caminhada e nos cruzamos com um homem e dois cachorros. Apenas.
Na padaria já nos conhecem. Já sabem como gosto do meu pingado: no copo e muito quente. Ao chegar está tudo vazio, mas pouco a pouco as pessoas vão chegando. Familias. Encontramos sempre uma jovem mãe e seus dois filhos, uma menina de uns 8 anos e um bebê de um ano e algo, que come seu pão de queijo concentradíssimo.
Saquarema não tem cinemas, livrarias, exposições, mas nos dá lições de humanidade todos os dias. Caminhando todos se dão bom dia. Ainda existe delicadeza entre as pessoas.
Então eu mergulho profundamente na natureza onde estou inserida, mar, lagoa, montanha e penso. Gosto de pensar. E leio. Varios livros ao mesmo tempo. E escrevo poemas.
Penso, por exemplo, que há um fenômeno hoje no Brasil que deve ser estudado. 60% dos que declaram seu voto ao Bolsonaro são jovens.
Como ocorre essa identificação? Também na França a Marine Le Pen teve muito apoio dos jovens. Um fenômeno mundial?
O que faz um jovem que deveria encarnar a vanguarda apoiar a retaguarda ? Será que acha que a retaguarda é vanguarda?
E por que os artistas foram pegos como bodes expiatórios?
De quem é a responsabilidade por esses jovens apoiarem politicos que representam o que há de pior no ser humano?
Se os jovens apoiam o lixo humano devo me horrorizar.
Li muitos livros sobre Mussolini para saber do que estou falando. Lembro de um romance especialmente, não me lembro o nome do autor: Historia de Pobres Amantes. O fascismo veio chegando devagarinho, como um vento maligno. Havia essa identificação dos jovens com a brutalidade, a força.
Não vejo outro antidoto a não ser a Educação. E por favor, aulas de Historia através da litetatura.

Um comentário:

  1. Rose ler o que voce escreve proporciona a minha alma uma felicidade imensa,saber que nesse mundo tao sujo existem almas puras e boas que so expalham o bem.Que bom que voce existe e escreve .Voce inspira esse povo ao teu redor.Mesmo estando longe e nao fazer mais parte da sociedade brasileira sinto um enorme orgulho da existir nesse Brasil uma conhecida amiga que poderia liderar e como a flauta de Hamlim levar todos os cidadoes brasileiros a um caminho melhor.Quando te escuto me hipnotizo atras do que e o ser humano e capaz de realizar de bem.

    ResponderExcluir