segunda-feira, 26 de março de 2018

SOBRENOME

O que é um sobrenome? A marca de um clã, a marca da tribo, um sinal de pertencimento.
Quando me casei, num passado distante, era obrigatório colocar o nome do marido.
Como já tinha um sobrenome estrangeiro, achei melhor ficar apenas com Murray e retirei o Kligerman.
Acrescentei ao meu primeiro nome um país que não conheço, que não pulsa em meu sangue. 
Quando comecei a publicar como Roseana Murray, aconteceram duas coisas:
Meu pai ficou triste ao não ver seu sobrenome na capa dos livros.
Meu sogro, filho de escoceses, ficou feliz mas achava os meus livros muito fininhos. Ele me perguntava: - Quando vai escrever um livro grosso, um livro de verdade?
Quando meu pai morreu, tentei acrescentar o Kligerman no meio. Mas não deu certo. Como pronunciar esses nomes complicados? Não era sonoro. Fiquei num grande conflito. Mas fui pragmática e mantive apenas o Murray.
É o sobrenome dos meus filhos e se nem conheço a Escócia e falo muito mal inglês, meus filhos estão aí, sempre colados em mim.
Meu pai pode ficar tranquilo. Sei bem quem sou. E ele vive dentro de mim todos os dias, todas as horas. Faz parte dos que se mudaram para dentro de mim, tenho certeza de que os carrego com muito cuidado, nas entrelinhas dos meus poemas.
Quanto ao meu sogro, que me amava tanto, eu o decepcionei. Meus livros são finos, mas meus poemas voam.

Um comentário:

  1. Quanta lindeza!!!
    Parabéns, Querida!
    Sou encantada com os seus textos! Com todos eles!
    Com certeza, seus poemas voam, também, dentro de mim!
    Gratidão imensa!
    Giuliana

    ResponderExcluir