sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PILAR DEL RIO E AMINETU HAIDAR

Conheci Pilar del Rio em setembro de 1997, quando eu e Juan Arias fomos a Lanzarote para Juan entrevistar José Saramago. Estávamos um pouco nervosos quando tocamos a campainha da A CASA e uma bela mulher vestida de branco, descalça, veio nos abrir a porta. Eu já conhecia Pilar de nome, sempre abrindo os livros do Saramago. Seu nome me fazia sonhar. Mas Pilar de carne e osso me surpreendeu, encantou. Ela é uma andaluza viva, brilha até no escuro, apaixonada por todas as causas justas. Jornalista, tradutora, culta, dona de um humor mordaz , nos encontramos muitas vezes ao longo dos 12 anos desde aquele primeiro encontro e sempre nos sentimos felizes juntas. Pilar nos prometeu que virá a Saquarema em 2010 com seus 14 irmãos.
Agora Pilar conseguiu que a Saariana Aminetu Haidar finalmente pudesse voltar para casa. Ela havia sido expulsa pelo Marrocos do seu país por ser uma ativista política em defesa do Saara Ocidental. Prenderam seu passaporte mas a Espanha a recebeu. Aminetu estava desde 14 de novembro no aeroporto de Lanzarote, nas Canárias, em greve de fome e Pilar moveu o mundo em sua defesa. Conseguiu que muitos Prêmios Nobel assinassem a carta que escreveu em defesa de Aminetu assim como artistas e intelectuais do mundo todo. A carta foi entregue ao Rei da Espanha. Pilar conseguiu iluminar Aminetu com sua luz e o mundo passou a enxergar a Saariana e também a sua causa: a independência do Saara Ocidental. Hoje diz Saramago em seu blog: sem Aminetu todos seríamos mais pobres.
Hoje Aminetu já está em casa em AAIÚN , no Saara Ocidental. Hoje Aminetu volta a comer e continua a lutar.

4 comentários:

  1. També, amo Chagal e descobri isto faz pouco tempo. O Psseio me fez ficar de pernas pro ar, viajar por nuvens. Seu texto despertou meu interesse por Bella. Vou procura ler o livro de que fala!
    Feliz Natal!
    Ah...tenho propagado sua poesia, pois eu a amo! Sua "Receita de dançar no meio do céu" lembra Chagal!
    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  2. Ler seu blog faz meu mundo se ampliar...beijos geratos da maria neusa

    ResponderExcluir