quinta-feira, 22 de julho de 2010

ACENDE A VELA, COMADRE!!!

Na década de 70 morei em Visconde de Mauá, com meus filhos pequenos. Na minha casa não tínhamos luz. Fiquei amiga-irmã da Fernanda e de vez em quando eu ia com as crianças para a sua casa, que também não tinha luz. Deitávamos no mesmo quarto. Falávamos horas inteiras , sem parar. Quando já esgotadas e sem voz decidíamos dormir, apagávamos a vela acesa na mesinha de cabeceira. O silêncio não durava nem dois minutos e a Fernanda dizia: - Comadre, acende a vela! e então recomeçávamos tudo de novo. Quando o pai dos meus meninos viajava e ela ia para a minha casa, dormíamos juntas outra vez e era um tal de acende e apaga a vela, nunca nos cansávamos de falar.
Fernanda tem uma filha que nasceu porque lemos juntas um poema do Fernando Pessoa. Mas esta história eu conto no livro " Pequenos Contos de Leves Assombros" , ed. Quinteto.
Hoje Fernanda foi me visitar na radioterapia. Esperávamos Fernanda no lindo Café que dá para a mata e de longe ela abre os braços e grita:_ Acende a vela, Comadre!!! Falamos muito. De todos os amigos distantes e que compartilharam conosco a experiênca única de ter vivido em Mauá na década de 70.Fernanda acaba de se formar em museologia e sonha em morar em Tiradentes. Depois fomos caminhar em Ipanema e fiquei feliz em passear como turista em minha cidade natal.

8 comentários:

  1. Já vivênciei muito essa Estória!! É muito bom.. Bateu aquela saudade.. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caramba, mas que vida intensa. Mesmo não tendo vivido algo exatamente igual, o seu relato despertou as minhas memórias.
    Recordar é tão bom!
    Abração,
    Angela

    ResponderExcluir
  3. É tão gostoso relembrar...
    A Roseana falou de vela e eu viajei no tempo também. Veio ao meu olfato aquele cheirinho de querosene, porque na minha casa a luz era de lamparina...
    Mas a gente não apagava porque tinha medo de assombração e ainda dormia com a cabeça coberta.
    Obrigada por me fazer reviver isso e rir aqui, sozinha, na frente do computador.
    Beijos,
    Cida.

    ResponderExcluir
  4. Roseana:Que delícia de história.Tenho tb uma experiência com lamparina a querosene, noite escura,roça - vc me fez relembrar tudo isso em segundos.Agora, te peço: acenda as luzes que dia 9 estou chegando.Beijos viajantes!

    ResponderExcluir
  5. Maria Neuza,espero não ter feito nenhuma confusão. O almoço do nosso Clube de Leitura é dia 7 , sábado. Tenho certeza de que te escreví isso !!!

    ResponderExcluir
  6. Meninas, que maravilha ter despertado a memória de vocês. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Roseana,a confusao foi minha...aiiaiai,estou em micro alheio e perdi quase todos os acentos.Dia 7,no sabado,estaremos ai...beijos desculpantes.

    ResponderExcluir