quinta-feira, 15 de julho de 2010

IRMÃOS

Meu pai ficou viúvo muito jovem. Quando casou com a minha mãe, já tinha dois filhos. Eu nasci e eles já estavam lá. Não nos vemos muito mas eles existem e isso é muito bom. Eu e meu irmão mais novo somos muito amigos. Ele é um apaixonado por jazz, tem um humor negro maravilhoso e uma grande sabedoria. Sinto uma imensa ternura por ele , como se ele fosse um urso panda. Um urso tímido. Antigamente ele era ruivo, parecia um viking, agora sua barba está grisalha. Ontem fui visitá-lo. É bom estar ao seu lado. Sua mulher tem o dom das orquídeas. Parece que elas brotam das suas mãos.

Meu irmão mais velho é muito ocupado. Quando eu era criança ele me levava para a escola de bicicleta. A escola se chamava Tic-Tac. Eu odiava a escola e rezava para que ele se perdesse junto comigo e nunca encontrasse o caminho. Hoje ele não tem mais tempo para mim. Sua mulher faz comidas maravilhosas, inesquecíveis.

Minha irmã nasceu e eu cuidava dela . Ela tem quatro anos a menos do que eu. Agora, às vezes eu cuido dela, às vezes ela cuida de mim.

6 comentários:

  1. Ah! Roseana é muito bom ser cuidado por alguém, e melhor ainda ter irmãos. Um personagem de um livro que li, disse uma coisa interessante que ele havia escutado de um escritor: "tem as costas nuas aquele que não tem um irmão".
    Eu só tenho um irmão que mora em Itaipu (Niterói). Ele é engenheiro e professor de matemática e ama orquídeas. Ele construiu uma pérgula e tem muitas orquídeas de diversas cores que ele cuida com carinho. A sua mulher atual é professora de língua portuguesa e cozinha super bem.
    Infelizmente não posso vê-lo sempre, como eu gostaria, mas nos falamos quando podemos por telefone, e nos encontramos em momentos importantes, também quando podemos.
    Foi muito bom você escrever sobre isso. Dá uma sensação de aconchego, de carinho e de amor.
    Obrigada,
    Angela Quintieri

    ResponderExcluir
  2. Ah..irmãos...orquídeas...!
    Trabalho com minha irmã em uma escola rural, cujas árvores são verdadeiros orquidários naturais.
    Passearemos por elas, em novembro...que tal?
    Abraços floridos
    Silvane-Joinville/SC

    ResponderExcluir
  3. Roseana: vc já leu" O arroz de Palma" de Francisco Azevedo: " família é prato difícil de preparar"...Uma delícia de livro: profundo e belo, ,literariamente.Beijos irmãos!

    ResponderExcluir
  4. Roseana,
    Concordo com a Angela Maria: também senti essa sensação de aconhego, carinho. Fez muto bem à minha alma.
    Obrigada por dividir conosco essas lindas recordações e momentos presentes tão cheios de amor.
    Abraços,
    Cida.

    ResponderExcluir
  5. Que lindos comentários!!!! Não li o livro Maria Neuza.

    ResponderExcluir
  6. Que bom,ideiasepalavrasnossas, que você sentiu assim,também.
    A família é negócio muito sério.
    Bjs para você.
    Angela

    ResponderExcluir