terça-feira, 6 de julho de 2010

LIVROS LIVROS LIVROS

Hoje leio uma notícia no jornal O Globo que confirma tudo o que penso : uma escola na Penha, a Escola Municipal João de Deus obteve a maior nota no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica em todo o Estado. A receita? LITERATURA. LIVROS- LIVROS- LIVROS. Cada criança leva dois livros para casa toda semana. Os livros são discutidos. É incentivada a produção de textos. A escola inventou um correio escolar. Cada aluno escreve cartas (cartas mesmo, não são e-mails ) para um amigo e depois as cartas são lidas em voz alta. Há um carteiro mirim que entrega as cartas. É incentivada a participação da família. Assim fica provado que a literatura é o caminho e também a música, o teatro, o cinema, as artes.

6 comentários:

  1. Concordo inteiramente com você. Praticamente todas escolas municipais da Cidade do Rio de Janeiro, possuem salas de leitura e o professor destas salas realizam um trabalho belíssimo. Os acervos são grandes e as crianças têm desde a Educação Infantil, o contato com a leitura, através desses trabalhos que você tomou conhecimento.
    É muito sério o envolvimento com a leitura.
    Realmente a escola mencionada está de parabéns.
    Hoje, no twitter da Secretária de Educação, Drª Claúdia Costin, lemos a sua visita, junto com o Prefeito e o elogio, bem merecido à escola.
    http://twitter.com/ClaudiaCostin
    Antes, fomos c prefeito à EM João de Deus, 1º lugar no 1º segmento, com 7,8 de IDEB. Escola fantástica com bons professores e diretora.
    Bjs,
    Angela Quintieri

    ResponderExcluir
  2. Roseana,
    Bom dia.
    Sou sua leitora aqui no blog, e fã de seus poemas. Eles me fazem muito bem.Adoro seus comentários e espero por eles todos os dias. Tenho certeza de que seu tratamento dará ótimos resultados.Gostaria imensamente de conhec~e-la pessoalmente.Fique com os anjos.
    Eliana Miranzi, Uberaba.MG.

    ResponderExcluir
  3. Eliana, ano que vem certamente irei a Ubeaba, pois este ano , infelizmente tive que recusar o convite. Meu tratamento vai bem.

    ResponderExcluir
  4. Roseana: aiaiaiai..só agora estão descobrindo essa verdade? Puxa,que povo lento.A leitura é tudo!Meu neto Yuri tinha 6 meses quando comecei a ler pra ele e a deixá-lo folhear revistas.Hoje sua biblioteca é bem sortida e ele sempre trás um livro novo da escola pros pais lerem.Beijos leitores vorazes.

    ResponderExcluir
  5. Meu neto Luis de 10 mess também já folheia seus livros de pano...

    ResponderExcluir