quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

ELISA

Outra vez um lindo bebê na nossa casa. Elisa, filha da Louise Botkay, neta da Monica Botkay, dando continuidade a uma ciranda de mulheres maravilhosas. Elisa encheu minha casa de sinos, arrulhos, barulhinhos únicos e incríveis. Louise é uma mamãe especial. Entrou no mar com Elisa de apenas dois meses e meio. E ela amou!!! Quando troca a fralda, Louise antes acaricia a menina, canta, e ela adora trocar a fralda. Elisa tomou banho de chuveirão. Banho de bacia com água fria. Ela adora tudo! Só chora para mamar e quando tem sono. Louise caminha quase voando de alegria e Elisa voa junto.
Eu e Monica, a vovó, passávamos os dias namorando a Elisa. Não conseguíamos fazer mais nada. E eu acho que os bebês que têm passado por aqui, vão deixando um pouquinho do pó do Universo que ainda trazem na pele, um prenúncio de que a minha cirurgia da coluna finalmente marcada para o dia 2 de fevereiro será um sucesso.
Dia 2 de fevereiro é dia de Iemanjá. Peço desculpas aos evangélicos e aos cristãos, não quero machucar a sensibilidade de ninguém, mas adoro a figura de uma deusa que vive no mar. Todos os mitos antigos me fascinam. E Iemanjá se confunde com as sereias no meu imaginário. Ela brilha, é estonteante, bela como ninguém. Uma vez fui a uma festa de Iemanjá em Salvador, fiquei hospedada na casa da minha amiga Regina e é muito impressionante ver centenas de pessoas de todas as classes sociais e acho que de muitos credos diferentes, chegarem com flores e roupa branca.  Numa fila interminável, vão entregando as flores para os barqueiros.  Juan fez uma reportagem para o El País. É uma festa única, impactante.
E eu, que convivo com todas as religiões, peço à Iemanjá que cicatrize minhas dores com água do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário