sexta-feira, 26 de junho de 2009

AMOR, ORVALHO, VENTO



CLAREIRA

Dentro do coração
desenho uma clareira
varrida de luz:
aí desdobro os mapas,
arrumo as bússolas
e todos os instrumentos
para velejar no ar.

Iço as palavras
"amor", "orvalho", "vento"
e recolho as âncoras.


Meu corpo,
livre de toda a gravidade,
já pode voar.

Residência no Ar, ed. Paulus

Dr. José Augusto Messias é Diretor do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da UERJ, mas para mim é muito mais do que isso: é mais do que um irmão, mais do que um amigo. Esteve comigo em todos os momentos, os melhores, os piores. É como o meu anjo da guarda. Para ele, a clareira dentro do meu coração, varrida de luz. Várias vezes salvou a vida do meu marido Juan Arias, é médico dos meus filhos, de toda a família. Grande leitor, aberto, cheio de vida, entusiasmado por tudo o que é humano. Singular, único, ímpar. Dia 23 foi publicada uma matéria sua no Jornal do Brasil sobre a violência em casa, e ele nos diz que às vezes começa com uma simples palmada educativa ou corretiva como se bater nos filhos fosse uma maneira de educá-los, mas ele alerta, a diferença entre essa palmada e a surra é tênue. A criança espancada sofre de uma síndrome que se chama exatamente assim: síndrome da criança espancada e seus sintomas são : baixa auto-estima, inibição, agressividade. A criança pensa : se as pessoas mais importantes da sua vida batem nela então é porque ela não vale nada. Sabemos que violência gera violência e o Dr. Messias nos alerta: a violência do espancamento trafega na mesma via da violência sexual. A criançca um dia será adulta e terá muitas dificuldades em estabelecer relações afetivas e , pior ainda, repetirá o padrão num círculo infernal. Uma casa, por mais pobre e despojada que seja pode e deve ser uma ilha de amor. O afeto fabrica afeto na roca de fiar sentimentos. A criança amada, aconchegada, que dorme com um beijo de boa noite e acorda com um sorriso, será um adulto cheio de amor.
O artigo do Dr. Messias é um alerta. Não se impõe limites com violência física . Trocar um tapa por um afago é a melhor maneira de criar seres humanos melhores. Livre de toda a gravidade, a criança amada um dia poderá voar.

Um comentário: